Confira como conseguir emitir a 2ª via do novo RG sem qualquer custo. Todas as informações sobre o procedimento você encontra aqui:
A emissão do novo RG é feita pelo Governo do Estado, a primeira via não possui nenhum custo, mas para conseguir a emissão da segunda via, se faz necessário paga taxas que giram em torno de R$ 26 a R$ 95, variando entre as regiões.
Entretanto, em situações específicas, a emissão do documento é gratuita. Por exemplo, a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), que todos os brasileiros precisam emitir até 2023.
Siga sua leitura e confirma mais informações sobre o novo RG!
Novo RG
A partir do mês de março deste ano, ficou definido um novo RG padronizado em todo território nacional. Dessa forma, os órgãos estaduais que sejam responsáveis pela emissão, devem, fazer a emissão do documento, até o dia 6 de março de 2023.
Leia mais: INSS Libera Calendário De Pagamento Da Parcela Única Do 13º Salário; Veja Quem Recebe
A emissão da primeira via do documento é de graça, mesmo que a pessoa tenha o modelo antigo. Nesse sentido, outra pessoa que vai estar disponível é o RG digital, disponível por meio de um aplicativo para celulares.
A nova carteira de identidade precisa ser emitida por todos os cidadãos brasileiros. Todavia, os idosos acima de 60 anos, podem continuar com o modelo anterior sem um prazo estipulado.
Leia em seguida: Saiu Agora: 14° Salário Não Será Pago Em 2022! Veja O Que Mudou
Quem pode tirar a 2ª via do RG gratuitamente?
Para tirar a 2ª via do RG gratuitamente até que todos possam emitir o novo RG, se faz necessário observar alguns requisitos, portanto:
Leia mais: INSS: Perícia Médica Documental; Entenda O Que É E Como Solicitar
- Documento danificado ou extraviado devido a desastres naturais, apresentando o B.O em até 90 dias após o acontecimento;
- Erros de digitação no documento percebidos até 90 dias após recebimento da via anterior;
- Cidadãos em situação de pobreza ou extrema pobreza, apresentando o Número de Identificação Social (NIS);
- Desempregados por período superior a 3 meses, com apresentação da Carteira de Trabalho e Previdência Social;
- Mulheres a partir de 60 e homens a partir de 65 anos;
- Em casos de furto do documento, até 30 dias após o registro do B.O.
Leia em seguida: Doenças Que Dão Direito A Aposentadoria Do INSS; Veja Agora
Como fazer para emitir?
Para emitir a segunda via da carteira de identidade, a pessoa deve ir até instituições públicas que são a Secretaria de Segurança Pública e o Poupatempo ou Polícia Civil. Além disso, precisa apresentar 2 fotos 2 x 4 recentes, CPF, certidão de casamento ou de nascimento.
Leia mais: INSS: Aposentadorias Voltam A Ser Pagas Na Próxima Semana; Confira O Calendário
Nesse sentido, cabe destacar que você precisa manter seu RG conservado e válido, pois caso seja necessário usá-lo e não estiver dentro da validade, pode haver problemas e a segunda via tem um tempo de espera amplo para chegar.
O que acontece com a identidade atual?
A identidade atual, que com a emissão do novo RG, vai ser um modelo antigo, vai ter um prazo de valide de até 10 anos para quem tenha até 59 anos. No entanto, os brasileiros que possuem mais de 60 anos, o documento antigo não terá uma validade específica, podendo ser usada a qualquer tempo.
Leia em seguida: Tenho 45 Anos, Posso Me Aposentar?
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!