O INSS está implantando o AtestJud, um novo sistema adaptado para o judiciário, que permite que o segurado envie atestados médicos para avaliação pela internet. Essa iniciativa é parte dos esforços do INSS para reduzir o contencioso judicial e gerar economia para os cofres públicos.
Além disso, o INSS planeja ampliar o uso da telemedicina para a concessão de benefícios como auxílio-doença, aposentadoria por incapacidade permanente e BPC (Benefício de Prestação Continuada).
Essa medida tem como objetivo modernizar os processos de análise e garantir uma avaliação mais rápida e eficiente dos casos, proporcionando maior conveniência aos segurados. Portanto, continue lendo para entender como a telemedicina funcionará no INSS e como isso pode afetar os pedidos de benefícios.
Como Funciona o AtestJud a telemedicina do INSS
O AtestJud, versão do Atestmed voltada para o judiciário, promete revolucionar a forma como os processos de benefícios por incapacidade são conduzidos. Contudo, nesse novo sistema, os segurados poderão enviar atestados médicos para avaliação do INSS pela internet, eliminando a necessidade de perícia médica presencial e agilizando o processo.
Leia mais: Novo Limite de 1,72% para Juros do Consignado do INSS em Vigor!
A proposta, ainda em discussão com a Advocacia-Geral da União (AGU) e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), prevê que os autores de ações por incapacidade intimados pelo juiz, apresentem o atestado médico conforme padrões estabelecidos pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Dessa forma, o INSS utilizará inteligência artificial para analisar o pedido e conceder benefícios e pagamentos de forma ágil e eficiente, caso o solicitante cumpra os requisitos necessários.
CLIQUE AQUI e receba nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
Telemedicina no INSS ajuda nos Processos de Benefícios
O novo sistema do INSS, AtestJud, surge como uma solução promissora para agilizar a concessão de benefícios por incapacidade e reduzir os custos do Estado. De acordo com Alessandro Stefanutto, presidente do INSS, a implementação desse sistema pode representar uma economia significativa, evitando gastos excessivos com processos judiciais que envolvem benefícios previdenciários.
Leia mais: Veja o Guia Passo a Passo para Declarar o Imposto de Renda 2024!
Além disso, o governo planeja adotar outras medidas para diminuir a fila de perícia médica no país. Sendo assim, está o uso da telemedicina para facilitar a liberação de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez, com a realização de perícias médicas online. O projeto-piloto já está em andamento na região Nordeste, com a meta de realizar 50 mil teleperícias por mês até o final deste semestre.
Uma Nova Era na Concessão de Benefícios
O uso da telemedicina no INSS, através do sistema Atestmed, mudará a forma como os benefícios por incapacidade são concedidos. Sendo assim, o novo sistema permite que os segurados enviem atestados médicos pela internet, agilizando o processo e reduzindo a necessidade de perícia médica presencial.
Leia mais: Presidente da Petrobrás admite que Lula interviu nos dividendos da empresa- Confira a declaração
Enquanto o AtestJud ainda não está disponível, o Ministério da Previdência Social oferece um passo a passo completo para utilizar o sistema Atestmed. Portanto, acesse o site do INSS e confira como enviar seus documentos de forma rápida e fácil.
Veja Também: INSS 13 salário NÃO será PAGO para QUEM fez EMPRÉSTIMOS?! ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!