O calendário de pagamento do INSS para o ano de 2023 já foi divulgado pelo Instituto. No ano de 2023, quem recebe algum benefício do INSS contará com mudanças na folha de pagamento. Outra dúvida dos beneficiários é sobre o abono salarial. Veja o que já se sabe sobre o calendário de pagamento do 13º salário.
Como os beneficiários do INSS sabem, o calendário de pagamento do 13º salário foi antecipado nos três últimos anos devido a decretos assinados pelo presidente Bolsonaro. Esses decretos autorizavam o pagamento do abono natalino do INSS em paralelo à folha de agosto e novembro (pagos em setembro e dezembro).
O pagamento do 13º salário é em duas parcelas correspondentes a 50% do valor do benefício em cada mês. Só não recebeu em duas parcelas aquele beneficiário que começou a receber seu salário depois do início da antecipação. Por exemplo, em 2022, os beneficiários que começaram a receber o salário em maio, ganharam o 13º salário no mês de novembro e em parcela única.
Calendário de pagamento do 13º salário em 2023
O INSS fez a divulgação do calendário de pagamento para o ano de 2023. As datas são definidas de acordo com o último número do benefício e de acordo com a renda, ou seja, quem ganha um salário mínimo e quem recebe mais que isso, mesmo que tenham os mesmos números finais de benefício, recebem em dias diferentes.
Quanto ao calendário de pagamento do 13º salário, até então, não há a expectativa de antecipação do abono natalino. Para poder haver a antecipação, o Presidente da República precisa assinar um decreto autorizando o pagamento em datas anteriores às já definidas pelo Instituto.
Por exemplo, em 2020 antecipou para os meses de abril e maio; em 2021, para os meses de maio e junho e em 2022 para os meses de abril e maio.
Leia mais: Oficial: Folha de pagamento de aposentadorias vai vir com surpresa para aposentados; confira
Calendário de pagamentos do INSS 2023
Os benefícios do INSS começam a ser pagos no ano de 2023 a partir do dia 25 de janeiro. O primeiro grupo a receber é o que ganha um salário mínimo e tem o último número de benefício 1. Esse primeiro grupo já deve contar com o reajuste salarial na folha de pagamentos.

O primeiro grupo a receber já deve contar com o reajuste salarial de acordo com novo piso salarial nacional. Bolsonaro assinou a medida elevando o salário para R$ 1302. Lula havia proposto R$ 1320, mas acabou não sendo analisado pelo Congresso Nacional até o momento.
Caso haja alguma mudança em relação a esse valor, a DataPrev deverá adequar um fluxo de processamento separado aos beneficiários do INSS, para que ainda possam receber no dia 25 de janeiro, data em que inicia o calendário de pagamentos do INSS em 2023.
Leia mais: INSS Faz Anúncio Preocupante para Aposentados! Confira agora
Veja também:
Leia mais: Novidade: Lula vai antecipar o 13º salário em 2023?
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!