Maravilha! Aposentados e pensionistas do INSS tem dinheiro para receber em novembro. Confira no artigo a seguir.
O Governo criou Programa de Renda e Oportunidade para injetar dinheiro na economia e movimentar o mercado. Um forma de injetar dinheiro na economia foi o Decreto-Lei 10.999/2022 que antecipou o recebimento do 13º salário.
O Governo apostou que com a liberação do 13º salário de forma antecipada, os aposentados e pensionistas do INSS utilizariam o valor extra para quitação de dívidas, quitar impostos, fazer compras, entre outros. E assim movimentado a economia.
O decreto-lei estabeleceu o pagamento do 13º salário seria feito em duas parcelas iguais. Portanto, cada parcela do adiantamento correspondeu a 50% do valor do abono salarial a ser recebido pelo beneficiário.
O pagamento adiantado do 13º começou em abril e foi encerrado no dia 07 de julho. O INSS começou a pagar a primeira parcela em abril e terminou no começo de maio. Já a segunda parcela começou a ser paga em maio e foi finalizada no começo de junho.
Ocorre que se não tivesse sido determinado por lei o adiantamento do abono salarial, os pagamento do 13º salário teria sido feito apenas em agosto e novembro.
Os pagamento da segunda parcela do abono salarial encerraram no dia 07 de junho.Porém, alguns aposentados e pensionistas do INSS receberão o abono em novembro deste ano.
O grupo de beneficiários da previdência social que começou a receber o auxílio do INSS a partir de maio de 2022 receberá o 13º no final do ano, em uma única parcela.
Quem recebe o abono salarial de final do ano?
Então, veja os beneficiários do INSS que recebem o 13º Salário:
- Auxílio por incapacidade temporário;
- Auxílio-acidente ou aposentadoria;
- Pensão por morte;
- Auxílio-reclusão;
- Aposentadoria.
Porém, existe um tipo de beneficiário do INSS que não possui o direito ao abono salarial. Os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada previsto na Lei Orgânica da Assistência Social (BPC/LOAS) não recebem o abono salarial.
Isto porque, o BPC/LOAS é um auxilio que proporcionar assistência social aos brasileiros que não possuem condições de se sustentarem. Mas atenção, existem requisitos para receber o BPC/LOAS.
Por fim, aqueles que recebem BPC/LOAS não precisam ter contribuído com INSS. E por isso, o Benefício de Prestação Continuada não é considerado aposentadoria. Sendo assim, os beneficiários do BPC não recebem 13º e não deixam pensão por morte.
Quanto vou receber de 13º salário do INSS?
Então, o valor do 13º que será recebido dependerá do valor do benefício do aposentados ou pensionista do INSS. Isto porque valor do 13º corresponde ao valor recebido mensalmente pelo beneficiário da previdência social.
Se, a pessoa recebe de benefício um salário mínimo no valor de R$ 1.212,00 deverá receber o seu salário mensal adicionado o valor do abono salarial.
Neste sentido, em novembro, o beneficiário do INSS que receber o 13º receberá no contracheque um valor total de R$ 2.424,00 (valor do salário mensal + valor do 13º).
Lembrando que os segurados do INSS que começaram a receber o benefício a partir de maio receberá o abono salarial, em novembro e dezembro deste ano, em uma única parcela.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Assim, agora que você sabe sobre os benefícios dos aposentados receba todas nossas informações todos os dias de forma gratuita! Então nos siga em nossas redes sociais:
ENTÃO CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM DO BLOG!
EM SEGUIDA CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK DO BLOG!
Dica extra: tenha todas as informações sobre o INSS e de forma rápida sem precisar ler as notícias e mais: clique aqui, se inscreva e então se preferir, assista!
Veja Também:
Comissão libera margem social para aposentados!
Saque extraordinário do FGTS: DINHEIRO liberado – confira
Aumento da margem consignável vai acabar! Veja agora