Aprender a economizar é sempre bom, seja em momentos de dificuldade ou não. Afinal, quem não gostaria de se livrar das dívidas e ter mais tranquilidade? Mas como faz para economizar dinheiro? Essa busca contínua é legal e não tem nada a ver com ser mão de vaca! Assim, nossa relação com o dinheiro se estende a outras áreas da vida, e a busca por uma vida mais equilibrada é o desejo de ter uma vida melhor.
Para atingir este nível e alcançar a situação financeira mais segura e confortável, não é necessário exagerar na economia de custos! Na verdade, o segredo está na organização. Você precisa ter um controle das finanças que possui e ter estratégia com organização, consciência. Para te auxiliar nesse processo, criamos este guia, que apresenta dicas de como economizar. Afinal, o dinheiro, se usado corretamente, é uma boa ferramenta para melhorar a qualidade de vida!
Como economizar dinheiro: 5 dicas!
Você sabe administrar seu dinheiro? Você sabe quanto ganha, quanto gasta e quanto pode economizar por mês? Se respondeu que “não” ou “mais ou menos”, não há problema! Poucos são treinados para gerenciar dinheiro mas a boa notícia é que não é tarde demais para começar.
Então é garantido que assim que você começar a planejar suas finanças ficará mais fácil entender como você vai economizar seu dinheiro! Ou seja, o planejamento financeiro é o primeiro passo para economizar dinheiro.
Leia em seguida: Está pensando em investir? Veja agora os tipos de investimento!
1. Conheça sua situação financeira!
Pergunte a si mesmo e escreva:
– Quanto é que você ganha?
– Quais são suas necessidades financeiras?;
– Qual é a média das suas despesas mensais?
– Você tem dívida? Se sim, quais são?
– Quais são seus objetivos financeiros?
2. Faça a gestão do dinheiro!
Gerir as suas finanças é importante para começar a poupar dinheiro. Pode ser feito com aplicativos, planilhas (excel ou Google Sheets), notebook, etc. O importante aqui é anotar todas as suas despesas. Comprou uma bala? Anote!
3. Divida suas despesas entre valores fixos e fixos.
A diferença entre um valor fixo e um valor fixo é:
Custos fixos: são custos fixos de um mês para o outro; (aluguel, categoria de idioma, psicólogo, por exemplo);
Custos flexíveis: são custos que variam em número de mês para mês e exigem atenção redobrada (água, energia, alimentação, por exemplo)
4. Analise seus gastos!
Agora que você já sabe como gastar seu dinheiro, verifique para onde está indo e veja se tem gastos desnecessários.
Leia em seguida: Cartão de crédito libera novos valores- CONFIRA
5. Elimine gastos desnecessários.
Existem coisas que não importam na vida que vivemos e no propósito de vida que temos nesse período. Portanto, identifique os custos que podem ser reduzidos ou eliminados (programas de TV e transmissão, ou telefone fixo caso só use o celular por exemplo).
Não se esqueça que o planejamento financeiro pode ser um desafio no início e às vezes você tem que abrir mão de algumas das coisas irracionais naquele momento da sua vida para alcançar um objetivo maior. Assim, podemos aprender a economizar dinheiro!
Assim, receba nossas notícias todo dia de forma gratuita! Então nos siga em nossas redes sociais:
ENTÃO CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM DO BLOG!
EM SEGUIDA CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK DO BLOG!
Dica extra: então tenha todas as notícias de forma rápida e sem precisar ler os artigos. Clique aqui, se inscreva e então se preferir, assista!