Projeto de Lei Promete Aumento de 5% a cada 5 anos para Aposentados do INSS

Publicado em 17 de Janeiro de 2024, aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem estar próximos de verem uma significativa melhoria em seus benefícios. O Projeto de Lei, de autoria do deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS), propõe a criação de um adicional de 5% a cada cinco anos para todo beneficiário do INSS.

Portanto, conheça mais dessa proposta e veja como a mudança ocorrerá.

Proposta tem objetivo de gerar equidade nos benefícios

Confira como ocorrerá o aumento de 5% nas aposentadorias! (Fonte: Edição/ Jornal JF)
Confira como ocorrerá o aumento de 5% nas aposentadorias! (Fonte: Edição/ Jornal JF)

A proposta 1.468 chega com o objetivo de enfrentar a defasagem nos reajustes dos benefícios do INSS comparados com o salário mínimo. Atualmente, aqueles que recebem benefícios acima do salário mínimo veem a correção ser baseada no INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor).

Leia mais: GUIA COMPLETO – Desenrola Brasil: Como Renegociar Suas Dívidas?

A solução proposta pelo deputado é singela mas efetiva: adicional de 5% do INSS a cada cinco anos para todos, sem distinção do valor do benefício. Assim, o Projeto de Lei 620/22 determina que os salários no País serão reajustados automaticamente quando a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ou substituto alcançar 5%, visando a recomposição do poder de compra. A proposta está em análise na Câmara dos Deputados.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp

O impacto econômico do projeto de lei

Aprovar essa proposta pode representar, além da justiça social, uma forma de impulsionar a economia local. Como destaca o presidente do Sindnapi, Milton Cavalo, 70% dos municípios possuem a renda dos aposentados como principal fonte econômica. Assim, provendo aos aposentados maior poder de compra, estaria em marcha um ciclo virtuoso de melhoria econômica.

Leia mais: Novas Regras da Pensão por Morte no INSS – Saiba tudo o que foi alterado agora mesmo! Veja

Um olhar para o futuro

Em adição ao projeto de lei, está sendo retomado o convênio com o Dieese para criar um índice de custo de vida para os idosos. Essa iniciativa visa medir a inflação específica dessa faixa etária, fornecendo dados para futuras negociações com o governo. Isso representa uma importante estratégia tendo em vista o envelhecimento da população brasileira.

Leia mais: CadÚnico Libera Consulta De Valor Para O Auxílio Gás 2024; Saiba O Novo Valor! 

O projeto, ainda em fase inicial, traz ânimo e esperança para aqueles que dependem dos benefícios do INSS. Agora resta aguardar e torcer para que as medidas sejam aprovadas, trazendo mais conforto e segurança para os aposentados do país.

Veja Também:

AUMENTO DE SALÁRIO 2024!! R$ 1.500,00 liberados (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.