Cuidado para não perder o seu benefício em 2023! Veja como funciona a atualização cadastral e muito mais sobre a prova de vida do INSS para o próximo ano.
Desde o ano de 2020, em decorrência da pandemia de Covid-19, a prova de vida do INSS deixou de forma temporária de ser obrigatória. A medida era feita todos os anos como meio de comprovação de que os beneficiários da autarquia estavam vivos, portanto, aptos a continuar recebendo o pagamento.
Com os casos da doença já amenizado e a retomada de ritmo da economia interna, o INSS voltará a exigir a prova de vida aos segurados. Lembrando que até mesmo os aposentados e pensionistas mais antigos devem ficar atentos, pois em 2023 a prova será de forma diferente.
Quem fez nos anos anteriores, provavelmente se recorda que a comprovação era feita obrigatoriamente nas agências previdenciárias e, mesmo com agendamento, gerava longas filas e bastante tempo de espera.
Um dos motivos para o procedimento ser suspenso em 2020 foi devido à aglomeração que a mesma gerava.
Leia Mais: INSS vai liberar muito dinheiro para alguns trabalhadores que contribuíram antes de 1994! Veja como
Além disso, também foi levado em consideração a situação de vulnerabilidade financeiras que muitos estavam nos momentos da alta da pandemia. Em sua maioria podemos citar os segurados do INSS, que fazem parte do grupo de pessoas com baixa renda.
Prova de vida do INSS 2023
Antes de mais nada, era responsabilidade do aposentado ou pensionista a realização da prova de vida. Contudo, a partir de 2023, o processo será diferente. O INSS comunicou que a checagem será realizada de forma totalmente digital e automática. Entretanto, isso só será possível graças a um sistema na qual cruza bases de dados de diferentes órgãos públicos.
Leia Mais: Regras do PIX vão mudar em janeiro; veja como vai ficar
A mudança nas normas foi definitivamente oficializada no início do ano. Mais precisamente em fevereiro de 2022, mas obrigatoriamente só passará a valer após o dia 31 de dezembro de 2022. Em outras palavras, o INSS não está autorizado em suspender o benefício de algum segurado tendo como justificativa a ausência da prova de vida.
O novo método para a prova de vida do INSS em 2023 identifica atividades recentes dos segurados, não sendo necessariamente ligados aos Instituto. Comprovante de voto nas últimas eleições, por exemplo, será válido como prova de vida para o órgão.
Leia Mais: Publicado no diário oficial: Novo valor do salário mínimo para o próximo ano! Confira
Além disso, declaração do Imposto de Renda, emissão ou renovação de documentos oficiais e até recebimento de benefícios por reconhecimento biométrico de forma presencial, valem como comprovação.
Leia Mais: Saiu vitória dos aposentados: Valores liberados para saque! Consulte
Dados válidos para prova de vida do INSS 2023
- Comprovantes de votação em eleições;
- Consultas no Sistema Único de Saúde (SUS);
- Acesso ao site ou aplicativo Meu INSS;
- Registro de vacinação;
- Realização de perícia médica;
- Declaração do Imposto de Renda;
- Emissão ou renovação de documentos oficiais (exemplo: RG, CNH, CTPS);
- Atendimento presencial nas agências da Previdência Social;
- Atualização de dados no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico);
- Recebimento de benefício com reconhecimento biométrico;
- Cadastro ou recadastramento em órgãos de trânsito ou de segurança pública.
Leia Mais: Margem social: Confira quem tem direito e entenda o que é
Confira também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, assim nos siga em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha então todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.