Prova de Vida do INSS: Guia para Evitar Bloqueio do Seu Benefício

A Prova de Vida do INSS é um procedimento obrigatório e anual. No entanto, mesmo sendo uma ação antiga e necessária, muitos aposentados, especialmente os mais recentes, ainda ficam com dúvidas em como fazê-la.

Isso porque, após a pandemia da Covid-19, as regras dessa ação mudaram. O que antes era de responsabilidade do segurado, agora é do próprio INSS.

Veja, então, a seguir, tudo o que precisa saber sobre a Prova de Vida do INSS. Boa leitura.

Como saber se a prova de vida está regular?

Prova de Vida do INSS é de responsabilidade do próprio Instituto
Prova de Vida do INSS é de responsabilidade do próprio Instituto. (Fonte: Edição/Jornal JF)

O segurado do INSS pode verificar a situação pelo aplicativo ou site “Meu INSS” na aba “Extrato de Pagamento de Benefício”. Portanto, caso a palavra “Suspenso” apareça em sua situação, significa que a prova de vida INSS ainda não foi feita.

Leia mais: Descubra os Top 5 Aplicativos para Vibrar com a Fórmula 1 Direto do Seu Celular

Ainda na plataforma pode-se verificar quando será a próxima prova de vida, na opção “Agendamentos/Requerimentos”. Então, é somente seguir as orientações. Contudo, se houver dúvidas, o ideal é ir a uma agência do INSS ou ligar na Central de Atendimento, número 135.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp

A Prova de vida para bancos e a prova de vida do INSS são o mesmo?

Embora tenham nomes semelhantes, a prova de vida bancária e a prova de vida do INSS são diferentes. A primeira realiza-se anualmente para evitar fraudes e comprovar que o cliente do banco está vivo. Portanto, feita presencialmente na agência bancária.

Leia mais: ISENÇÃO do IPTU 2024 para Idosos: Já é possível solicitar! Saiba como!

Já a prova de vida do INSS é por meio de cruzamento de dados, e serve para evitar pagamentos indevidos para aposentados e pensionistas falecidos. Além disso, o procedimento não é obrigatório para beneficiários que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Caso o INSS não consiga realizar a prova de vida, o mesmo enviará uma notificação para o segurado. Fique atento a isso. A regularização da situação deve ser em até 60 dias, pois, se não houver, o pagamento será suspenso.

Em resumo, é importante que o segurado esteja sempre atento às suas obrigações e acompanhe as atualizações do INSS para evitar problemas futuros, como a suspensão ou cancelamento do benefício.

Leia mais: INSS Antecipará 13º Salário em 2024? CONFIRA os Detalhes!

Portanto, a Prova de vida do INSS é uma etapa crucial para garantir os direitos do beneficiário, principalmente nos tempos atuais onde a tecnologia e a segurança da informação são imprescindíveis.

Veja Também:

PROVA de VIDA INSS 2024 – LISTA de quem PRECISA FAZER AGORA em JANEIRO de 2024 (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.