Embora o INSS forneça uma variedade de informações, muitas pessoas ainda não têm conhecimento sobre os diferentes tipos de aposentadoria disponíveis. Por isso, vamos explorar esse tema em detalhes.
Para aqueles que buscam entender os diversos aspectos das aposentadorias, é essencial estar atento às informações. Mantenha-se bem informado para evitar confusões.
Qual o objetivo da aposentadoria?

Para começar do zero, com o intuito que todos tenham um entendimento mais claro, estaremos explicando qual é o objetivo da aposentadoria, que já beneficia por tantos anos diversos membros deste grupo.
A essência primordial da aposentadoria reside na proteção daqueles que, seja devido à idade avançada ou a problemas de saúde incapacitantes, não possuem mais condições físicas ou mentais para continuar trabalhando.
Assim, é fundamental ressaltar o propósito dessa medida antes de adentrarmos nos diversos tipos de aposentadoria disponíveis, mesmo que esse direito possa parecer óbvio e claro para muitos.
CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
Quais são os tipos de aposentadoria?
Atualmente, existem diversos métodos de aposentadorias dos quais variam bastante conforme as profissões que foram exercidas por cada um dos indivíduos, a checagem de cada um dos tipos de aposentadoria depende única e exclusivamente do serviço que foi realizado pelo contribuinte, assim como o grau de insalubridade, perigos à saúde ou até mesmo caso se encaixe como produtor de pequena propriedade rural.
Leia mais: Aumento de 25% Confirmado pelo INSS – Veja AGORA quem tem direito e como solicitar seu benefício!
Três tipos de aposentadoria estão vigentes hoje em dia. Tivemos a extinção da aposentadoria por tempo de contribuição após a reforma da previdência, ou seja, já houveram 4 tipos de aposentadoria do INSS, mas apenas três estão valendo.
Aposentadoria por idade
Sem dúvidas, a aposentadoria por idade se destaca como uma das mais comuns e significativas. À medida que uma pessoa atinge uma certa idade, o desempenho de determinadas atividades laborais pode se tornar mais arriscado, o que justifica a possibilidade de se aposentar ao alcançar a idade exigida.
Aposentadoria especial
Voltada para trabalhadores expostos a riscos, a aposentadoria especial varia de acordo com o nível de periculosidade da atividade desempenhada. São necessários 25 anos de contribuição para atividades de risco leve, 20 anos para situações de risco moderado e 15 anos de contribuição para casos de risco mais elevado.
Posteriormente, essas atividades devem ser prontamente comprovadas por meio de documentações, como, por exemplo, laudos técnicos e também Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP).
Para se qualificar para a aposentadoria especial, a idade mínima exigida é de 60 anos para atividades de risco leve, 58 anos para situações de risco moderado e 55 anos para ocupações classificadas como de risco grave.
Aposentadoria por invalidez
O caso da aposentadoria por invalidez é um benefício do qual acontece por incapacidade temporária ou até mesmo integral para atividade profissional. Pessoas que perdem a capacidade de trabalhar, podem, sim, exigir esse tipo de aposentadoria.
Deseja explorar mais sobre esses benefícios e outros oferecidos pelo INSS? Conte conosco para fornecer todo o suporte necessário, permitindo que continuemos a trazer conteúdos frescos e informativos. Sua importância para nós é inestimável!
Veja Também: 13 salário será ANTECIPADO? + FIM das DÍVIDAS – QUEM vai RECEBER?
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!