A economia conta com alguns índices de inflação diferentes como o INPC, IPCA, IGP-M e alguns outros. Contudo, muitas pessoas nem sabem o que eles significam e quais são as diferenças. Nesse sentido, hoje vamos entender sobre os principais índices e a diferença entre reajustar a aposentadoria pelo IPCA e pelo INPC.
Então confira agora qual é a diferença entre reajustar a aposentadoria pelo IPCA e pelo INPC!
Diferença entre reajustar a aposentadoria pelo IPCA e pelo INPC: o que é um índice de inflação?
Atualmente no Brasil existem alguns índices que medem a inflação da moeda nacional. Nesse sentido, mesmo que todos tenham o mesmo objetivo, é comum que eles tenham algumas variações de preços, pois eles têm alguns objetivos diferentes.
Por exemplo, enquanto uns índices servem para calcular a influência da economia da vida das famílias de renda baixa, outros têm o objetivo de calcular o custo de vida dos idosos aposentados e pensionistas.
Leia mais:6 dicas para fazer um bom empréstimo consignado
Juntamente a isso, esses parâmetros de avaliação são objetos de estudo de instituições como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), a Fundação Getúlio Vargas e o Instituto Brasileiro de Economia (Ibre).
Nesse sentido, é necessário entender como funciona o INPC e o IPCA, que são os principais índices inflacionários do país. Então venha entender qual a diferença entre reajustar a aposentadoria pelo IPCA e pelo INPC!
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
O que é o INPC?
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) é um parâmetro que serve como indicador de reajustes do salário mínimo e também dos outros salários. Também é esse mesmo índice que calcula a inflação para famílias com renda mais baixa e o reajuste das aposentadorias do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
Nesse sentido, através do INPC o IBGE verifica a taxa de variação de preços dos principais produtos e serviços que as famílias mais usam. Vale lembrar que as famílias que entram em questão são aquelas com renda de 1 a 5 salário mínimos e moram nas seguintes regiões metropolitanas: Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre.
Leia mais: Você pode ter direito a receber mais de R$ 200 mil em atrasados do INSS; saiba como
O que é o IPCA?
Em contrapartida ao INPC, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) é o parâmetro oficial que o IBGE calcula para verificar a inflação nacional. Assim, ele é a referência que o Banco Central utiliza para definir a famosa Selic (Taxa Básica de Juros).
Além disso, o Governo Federal utiliza o IPCA para entender se a economia está realmente se comportando da maneira planejada, ou seja, se o índice está dentro do esperado.
Em suma, IPCA também mede o custo dos principais produtos e serviços que as famílias utilizam. Todavia, a grande diferença é que as famílias que entram nessa análise são aquelas que têm renda mensal entre 1 a 40 salário mínimos, ou seja, valores muito mais altos que aquelas unidades familiares do INPC.
Os mais de 400 itens que o IBGE analisa fazem parte dos grupos: alimentação e bebidas, habitação, artigos de residência, vestuário, transportes, saúde e cuidados pessoais, despesas pessoais, educação e comunicação.
Entenda a diferença entre reajustar a aposentadoria pelo IPCA e pelo INPC
A grande diferença entre reajustar a aposentadoria pelo IPCA e pelo INPC é que os índices, como vimos acima, não avaliam o mesmo tipo de produtos e serviços. Além disso, o IPCA abrange mais famílias e produtos de todo país.
Leia mais: Lula eleito, como ficam os aposentados
De acordo com o Boletim Focus, em 2021 o INPC teve alta de 10,16% enquanto o IPCA ficou nos 3,5%. Ou seja, o reajuste que o IPCA índice é menor que o percentual do INPC e com isso o reajuste da aposentadoria pelo índice menor faria com que os aposentados e pensionistas perdessem dinheiro.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o Auxílio Brasil. Clique no link e saiba mais.
Empréstimo do Auxílio Brasil já está suspenso?
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!