Reajuste no INSS: Sua aposentadoria está inclusa? Aposentadorias que foram concedidas a partir de 2011 podem ter direito de aumentar o valor do benefício que recebem da previdência federal.
O reajuste nos valores pagos aos beneficiários pode ser feito através de revisão e para saber se o aposentado ou pensionista do INSS tem direito, é preciso verificar se há algum erro de cálculo na hora da concessão da aposentadoria.
Leia mais: PROVA DE VIDA: Esse Grupo do INSS pode ter problemas se não FAZER ISSO…
Reajuste da aposentadoria
No primeiro momento o segurado precisa verificar a cartão de concessão e o cálculo que foi utilizado para aposentadoria ou pensão por morte. Na informação de documentação, as informações relativas ao que foi considerado pelo INSS para a concessão daquele valor estarão aparecendo.
De outro lado, no caso de quem ganhou alguma ação trabalhista depois de ter se aposentado também deve ficar atento, pois é possível pedir a revisão do benefício para que o INSS possa incluir o processo que pode gerar um valor ainda maior de aposentadoria.
Leia mais: Aumento de Salário no INSS: Veja Como Solicitar!
Solicitação da revisão de aposentadoria
É muito importante que o beneficiário fique atento ao prazo da concessão do benefício que não pode ser superior a 10 anos. Para verificar isso, é possível ver diretamente com o INSS e que também pode ser buscado on-line no portal Meu INSS a cópia do processo administrativo da aposentadoria. Com este documento será possível constatar se existe erro ou não na concessão do benefício.
Além disso, o aposentado ou pensionista pode também procurar um advogado especialista em direito previdenciário para que o advogado possa verificar algum erro que pode trazer benefícios para o beneficiário.
Leia mais: Consignado INSS: NOVAS MUDANÇAS em 2021
Adicional trabalhista
No caso em que o trabalhador tenha se aposentado e posteriormente ganhou uma ação trabalhista ou ainda teve o vínculo empregatício reconhecido, é possível solicitar a revisão para que seja incluso esse período no tempo de contribuição ou ainda para excluir o fator previdenciário.
Aprendiz e militar
Outra possibilidade que existe para aumentar o valor da aposentadoria do INSS, é segurados do INSS que exerceram atividades como aluno aprendiz ou que tenham prestado serviço militar nas Forças Armadas do Brasil.
Leia mais: Covid-19 permite aposentadoria por invalidez no INSS
Caso o segurado ou aposentado do INSS tenha cursado ensino fundamental, ou ensino médio em escola técnica como aluno aprendiz, também é possível somar esse período no cálculo da aposentadoria.
Contribuição como servidor público
Os aposentados que tenham trabalhado por algum tempo como servidor público e que foi vinculado a um Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) também podem contabilizar o período no cálculo da aposentadoria do regime geral.
Leia mais: Aposentadoria 5 Vezes MAIOR: COMO SOLICITAR
Com o tempo de trabalho no regime próprio, o segurado pode aumentar o tempo de contribuição e/ou atingir os pontos necessários para excluir o fator previdenciário.
Atraso no recolhimento
Esse tipo de revisão é possível para os autônomos ou empresários que deixaram de contribuir com o INSS por determinado período em que exerciam atividade remunerada.
Leia mais: Primeira Parcela 13° Salário: VEJA DATAS
Entretanto, é necessário analisar dois pontos, o primeiro é realizar o recolhimento da contribuição retroativa comprovando que estava trabalhando durante o período. O segundo ponto diz respeito ao cálculo do montante a ser pago de contribuição para avaliar a viabilidade do pagamento do benefício.
Se você gostou das informações sobre o reajuste no INSS, compartilhe para que mais pessoas possam ficar sabendo dessas possibilidades de poder aumentar a aposentadoria e ganhar mais dinheiro.
Não esqueça de visitar no canal no Youtube João Financeira e se inscrever para não perder nenhuma novidade sobre o mundo do INSS e ficar sempre bem atualizado com as melhores informações do momento: