A Receita Federal vai liberar o pagamento residual da restituição do IR 2022 na semana que vem para os brasileiros que têm direito aos valores. A consulta iniciou no dia 24 de outubro. Confira como consultar se você pode receber:
O pagamento residual da restituição do IR 2022 é voltado para os cidadãos que caíram na “malha fina”, mas que depois regularizaram a situação. Os valores são referentes ao mês de outubro de 2022. Já o pagamento inicia no dia 31 de outubro, semana que vem. De acordo com a Receita, o pagamento será para cerca de 471.447 contribuintes, um montante de R$ 800 milhões.
A ordem de pagamentos se dá por aqueles considerados prioridade, que somam cerca de R$ 269,9 milhões. Veja:
Pagamento prioritário do lote residual da restituição do IR 2022
- idosos acima de 80 anos (6.483 pessoas);
- contribuintes entre 60 e 79 anos (54.365 pessoas);
- contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave (5.516 pessoas);
- contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério (23.070 pessoas).
Como consultar se vai receber a restituição?
As consultas do pagamento residual da restituição do IR 2022 podem ser feitas no site da Receita Federal (clique aqui). No site, clique em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, “Consultar Restituição”. Basta preencher o CPF, data de nascimento e o código que aparece no sistema de segurança. Ainda, é possível consultar pelo aplicativo da Receita Federal, que está disponível para Android e iOS.
Leia mais: Saiba como descobrir se você tem dinheiro para receber do Banco Central
Onde os cidadãos vão receber o pagamento residual da restituição do IR 2022?
O pagamento residual da restituição do IR 2022 acontece, assim como qualquer restituição do Imposto de Renda, na conta que o cidadão informa no momento da declaração do imposto. O valor da restituição, de acordo com as regras da Receita, é atualizado pela taxa Selic acumulada a partir do mês seguinte ao prazo final de entrega da declaração até o mês anterior ao pagamento, mais 1% no mês do depósito..
Como proceder se não receber os valores?
Se o cidadão não receber os valores, em caso de contas encerradas, por exemplo, os valores ficam disponíveis no Banco do Brasil, pelo período de um ano. Dessa forma, o contribuinte deve reagendar o crédito dos valores pelo site do banco ou ligando para a central de relacionamento BB.
- 4004-0001 (capitais);
- 0800-729-0001 (demais localidades) e
- 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Caso o cidadão não retire os valores no prazo de um ano, deverá requerê-lo pelo Portal e-CAC, no site da Receita Federal. Acesse o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
Leia mais: Dicas para o planejamento financeiro na terceira idade
Como saber se está na malha fina?
Os contribuintes podem acessar o Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal, chamado e-CAC e retirar o “extrato do imposto de renda” para saberem se caíram na malha fina. O acesso é com o CPF, código de acesso e a senha. É muito importante realizar a consulta, pois cidadãos inadimplentes podem sofrer punições, como suspensão do CPF.
O código de acesso pode ser gerado pela própria plataforma da Receita Federal. Quando entrar no e-CAC, procurar a opção “Saiba como gerar o código de acesso”, logo após, é encaminhado para uma página com o passo a passo.
- Acesse aqui para criar o código;
- Informe o seu CPF;
- Informe sua data de nascimento;
- Preencha o campo anti-robô e clique em Avançar;
- Em seguida, preencha o números dos recibos de entrega das Declarações do Imposto de Renda apresentadas nos 2 (dois) últimos anos;
- Crie uma senha;
- Por fim, clique em Gerar código.
Leia mais: Banco Central; Consulte Valores a Receber; Veja como consultar online
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!