O ano de 2022 trouxe a liberação do empréstimo para os beneficiários do Auxílio Brasil. A regulamentação foi publicada no Diário Oficial da União no dia 27 de setembro e os bancos puderam começar a liberar a partir dessa data apenas. A Caixa Econômica Federal foi a responsável pela maior parte de assinaturas de contrato, mas não é o único banco que está liberando. Confira os bancos que fazem empréstimo do Auxílio Brasil.
O empréstimo consignado do Auxílio Brasil permite que os beneficiários utilizem 40% do seu benefício para o pagamento das parcelas, que são descontadas diretamente da conta de quem contrata. A taxa de juros dessa linha de crédito é de 3,5% ao mês e o número máximo de parcelas é de 24 vezes.
Por determinação do Tribunal de Contas da União, a liberação de empréstimo consignado do Auxílio Brasil foi suspensa, pois, de acordo com o procurador que fez o pedido, há intenção eleitoreira. Entretanto, essa suspensão ocorreu apenas para a Caixa, pois ela é uma instituição pública. Mas, outros bancos também liberam. Confira agora!
Leia mais: NOTÍCIA URGENTE! Suspensão dos empréstimos consignado foi aprovada? Esclareça sua dúvida
Bancos que fazem empréstimo do Auxílio Brasil
Muitos bancos demonstraram o interesse em ofertar o empréstimo consignado do Auxílio Brasil. Inclusive, receberam a autorização do Ministério da Cidadania para tal. Entretanto, apenas três já estavam fazendo os contratos para os beneficiários, que são: Caixa Econômica Federal, Pincred e QI Sociedade.
Os bancos listados em seguida estão aguardando o processo de análise documental ou desistiram de disponibilizar o crédito:
- Banco Agibank S/A;
- Banco Crefisa S/A;
- Banco Daycoval S/A;
- Banco Pan S/A;
- Banco Safra S/A;
- Capital Consig Sociedade de Crédito Direto S/A;
- Facta Financeira S/A Crédito, Financiamento e Investimento;
- Valor Sociedade de Crédito Direto S/A;
- Zema Crédito, Financiamento e Investimento S/A.
Leia mais: Suspensão dos Empréstimos por 180 dias? Confira
Suspensão do empréstimo consignado do Auxílio Brasil
O procurador Lucas Furtado solicitou a suspensão temporária do empréstimo Auxílio Brasil, por considerar que havia ação eleitoreira por trás da liberação. Então, o Tribunal de Contas da União solicitou que a Caixa Econômica Federal encaminhe a documentação de como está ocorrendo essa liberação e irá analisar como funciona.
A suspensão é até que a Caixa apresente as informações solicitadas. Logo após, se o TCU considerar que não há problemática na liberação da linha de crédito, a instituição poderá voltar a ofertar. Ainda não há previsão para que ocorra a decisão.
Como a Caixa é uma instituição pública, a suspensão está prevista apenas para ela. Mas, caso o beneficiário precise de algum valor proveniente do empréstimo, poderá realizar uma simulação nos bancos listados acima.
Leia mais: URGENTE: Suspensão dos empréstimos consignados Auxílio Brasil
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.