A aposentadoria sempre foi um assunto que causa confusão a muitos brasileiros. Pois é difícil entender todas as regras, todos os detalhes e planejar a melhor forma de se aposentar. Porém por conta da Reforma da Previdência as dúvidas se tornaram mais frequentes do que antes.
Por conta disso criamos então esse artigo para mostras e explicar as novas regras de transição da aposentadoria do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
Leia mais: Novo valor do salário mínimo para os aposentados
Entendendo as regras da aposentadoria
As regras de transição da aposentadoria foi criada com a intenção de não prejudicar quem estava então prestes a se aposentar no momento de entrada em vigor da reforma.
Essa novas regras de transição formaram então um meio-termo entre o antigo e o novo modelo de aposentadoria, para diminuir os danos causados a quem já contribuía antes com a previdência, mas ainda não tinha atingido todas as condições necessárias para se aposentar.
Desta forma foram criados 3 grupos na Reforma da Previdência:
- Pessoas que já cumpriam todos os requisitos necessários para se aposentar
- Pessoas que participavam do sistema, mas ainda não cumpriam os requisitos
- Quem ainda não contribuía e só faria isso depois da entrada em vigor da reforma
O primeiro grupo é o mais maleável, já que os beneficiários poderiam optar pelo que fosse mais vantajoso sejam as regras antigas ou novas. Já o segundo grupo teria uma regra de transição, para não ser prejudicado com as novas regras da reforma.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Quais as novas regras da aposentadoria por transição?
Depois da Reforma da Previdência vieram muitas mudanças impactantes. Uma das formas de aposentadoria que foi mais impactada foi o tempo e a idade mínima para se aposentar, que passou a ser um requisito obrigatório. Sem contar que a forma de calcular o benefício também mudou.
No caso do cálculo do benefício era de 60% da média dos salários que o trabalhador recebia desde 1994 mais 2% então para cada ano a mais de contribuição.
Isso significa que os homens só se aposentaram com a média integral dos salários recebidos quando tiverem 40 anos de contribuição, enquanto as mulheres teriam de contribuir por 35 anos.
Mas fique atento por as mudanças não param por aí, porque a Reforma da Previdência estabeleceu atualizações na lei que já estão valendo em 2022.
Essas mudanças na aposentadoria ocorrem então nessas 3 regras de transição. Veja abaixo quais são elas:
- Por pontos
- Idade mínima
- Idade da mulher para ter a aposentadoria por idade
Gostou das informações sobre a aposentadoria? Então:
Leia mais: INSS LIBERA MAIS de 1 Bilhão de REAIS para APOSENTADOS
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM DO BLOG!