Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), de todo o Brasil e no exterior, podem usar a ferramenta do Meu INSS. Essa plataforma foi criada pela Previdência Social com o intuito de reunir, em um só lugar, diversos serviços digitais para que o segurado não tenha que se preocupar em sair de casa para consultar e até mesmo solicitar alguns serviços.
Leia em seguida: INSS: Saiba se você faz parte do grupo que pode receber R$ 1212 ao mês
O que é o Meu INSS?
O site do Meu INSS substituiu então o Dataprev, que antes também oferecia algumas facilidades por meio da internet. A grande diferença é que agora, quase todos os serviços podem ser acessados exclusivamente pelo site ou aplicativo e inda pelo telefone 135. Ou seja, não é mais necessário ir até uma agência para resolver qualquer mínima situação.
Os serviços que estão disponíveis online incluem consultas à diversas informações e o agendamento de atendimentos presenciais, como a perícia médica, que são as exceções em que o segurado precisa se apresentar presencialmente.
Leia em seguida: Vitória dos aposentados! Grana extra em julho para os aposentados
Quem pode acessar o Meu INSS?
O aplicativo e site do Meu INSS está disponível então para todos os segurados do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) que recebem qualquer tipo de benefício do INSS.
Até mesmo os que estão recebendo auxílio temporário, como salário maternidade e os aposentados e pensionistas que costumam receber regularmente os benefícios.
Vale lembrar que as pessoas que ainda não se aposentaram ou estão em processo também podem acessar o site ou app, de forma fácil, rápida e segura.
O que o segurado precisa para usar o Meu INSS?
É muito simples, a unica coisa que o segurado precisa para acessar o site ou aplicativo é de um cadastro e acesso a internet (todos os recursos funcionam online). Não há nenhum outro pré-requisito que impossibilite o ingresso à plataforma.
Passo a passo para entrar no Meu INSS
Caso você ainda não tenha acesso a plataforma precisa de um login inicial. Para entrar no Meu INSS é preciso ter um registro e cadastro prévios, que também podem ser feitos de forma totalmente online.
Veja a baixo o passo a passo para se cadastrar:
- Passo 1 – Entrar no site do Meu INSS
- Passo 2 – Autenticar seu usuário (fazer o login pelo gov.br)
- Passo 3 – Acessar os serviços gratuitos
Então não fique de bobeira e faça seu cadastro agora mesmo, seguindo esse passo a passo.
Como acessar o site do Meu INSS
Ao entrar no Meu INSS, já na tela inicial do site, o segurado vai então conseguir ver todas opções de serviços listadas, sendo que alguns são protegidos por senha. Para acessá-los, portanto, é necessário clicar em “Entrar”.
O que não exigir autenticação, pode ser acessado livremente. Geralmente são os serviços mais básicos e que não dependem da identificação do usuário.
Autenticar seu usuário (fazer o login pelo gov.br)
Com a proposta de digitalização dos processos, o login do Meu INSS então mudou e agora é feito pelo gov.br. Esse cadastro também é chamado de login único. Ou seja, permite acesso a outros serviços digitais do Governo Federal com o mesmo a mesma conta.
Gostou das informações sobre o Meu INSS? Então:
FALE CONOSOCO
Dica extra: tenha todas as informações sobre empréstimo consignado de forma rápida e sem precisar ler as notícias e mais: clique aqui, se inscreva e então se preferir, assista!
Veja Também:
14º Salário está sendo depositado para aposentados pelos bancos; Confira esse empréstimo
Suspensão dos empréstimos consignado vai começar quando? Confira
Veja agora quem pode receber a margem social!
Nova Projeção do Salário Mínimo! Confira os novos valores