Representante Legal Pode Receber Benefício Do INSS? Veja Aqui

Segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que necessitam de suporte na administração de seus benefícios têm a opção de nomear representantes legais perante a autarquia.

Contudo, uma questão comum surge: será que esses representantes podem manter um emprego formal (carteira assinada) e, ao mesmo tempo, buscar benefícios previdenciários, como aposentadoria? Vamos explorar essa questão e outras informações relevantes neste artigo!

O Papel do Representante Legal no INSS

Representante Legal Pode Receber Benefício Do INSS? Veja Aqui
Representante Legal Pode Receber Benefício Do INSS? Veja Aqui (Fonte: Edição / Jornal JF).

A representação legal ocorre quando um beneficiário, legalmente incapaz por ser menor de idade ou portador de doenças físicas, ou mentais, necessita de alguém para agir em seu nome perante o INSS.

Leia mais: INSS libera Empréstimo Consignado de até 20 mil para Aposentados e Pensionistas! Então não perca!

Esse papel pode ser desempenhado pelo tutor natural (pai ou mãe) ou por quem detém a guarda judicial, tutela, curatela ou é designado administrador provisório.

Possibilidade de Manter Emprego Formal: INSS Esclarece

Segundo informações do INSS, a pessoa designada como representante legal de um segurado tem a permissão para manter um emprego formal, aposentar-se ou solicitar um benefício previdenciário por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença), se necessário.

Contudo, algumas restrições se aplicam quando o beneficiário legal está recebendo o Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas).

Leia mais: Calendário de Pagamento Confirmado! Assim, INSS divulga datas e valores dos pagamentos em janeiro

Restrições Relacionadas ao BPC/Loas

O recebimento do BPC/Loas está condicionado à exigência de que a renda do grupo familiar não ultrapasse 1/4 do salário mínimo (R$ 1.412 em 2024) per capita.

Caso a renda per capita do grupo familiar ultrapasse 25% do salário mínimo vigente (R$ 353 atualmente), o BPC pode ser suspenso, pois um dos critérios essenciais para a manutenção do benefício não seria atendido.

O grupo familiar inclui cônjuge ou companheiro, pais, madrasta ou padrasto na ausência do pai, ou mãe, irmãos solteiros, filhos e enteados solteiros, menores sob tutela.

Portanto, o representante legal de um beneficiário do BPC só não enfrenta impedimentos para receber uma aposentadoria, por exemplo, se não for um desses membros do grupo familiar que representa.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIA de Última Hora pelo WhatsApp

Quem Não Faz Parte do Grupo Familiar nas Regras do BPC/Loas?

Não integram o grupo familiar pessoas, mesmo que familiares, que vivem em outras residências no mesmo terreno da casa do requerente do benefício assistencial, avós, tios, irmãos casados, netos, sobrinhos e primos, mesmo que compartilhem a mesma residência da pessoa que está solicitando o benefício assistencial.

O INSS destaca ainda uma exceção nos casos em que a renda ultrapassa o máximo estabelecido por lei. Nestas situações, é possível deduzir valores gastos com a compra de medicamentos, fraldas, alimentação especial, consultas médicas e tratamentos para o titular do BPC.

Leia mais: ATENÇÃO: INSS vai PAGAR automaticamente VALORES na CONTA dos APOSENTADOS! Então não perca!

Em resumo, a possibilidade de ser um representante legal e, simultaneamente, usufruir de benefícios previdenciários no INSS é viável, desde que se atendam às regras específicas estabelecidas pela autarquia.

Há necessidade de compreender as nuances relacionadas ao BPC/Loas e ao grupo familiar para garantir que a representação legal não afete negativamente os benefícios do segurado. Navegar nessas águas com responsabilidade é essencial para uma gestão eficaz dos recursos previdenciários.

Veja Também:

INSS: A MELHOR NOTÍCIA do ANO para TODOS ACABA de SAIR! REAJUSTE de SALÁRIO + 13 SALÁRIO

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extraTenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.