A temporada de entrega das declarações do imposto de renda 2023 já passou e a Receita Federal tem divulgado regularmente os lotes de restituição. No total, foram entregues 41,15 milhões de declarações, das quais 60% dos contribuintes têm direito a receber a restituição, que é a devolução do valor pago em excesso na declaração do tributo.
As datas de recebimento variam de acordo com a categorização do contribuinte no grupo prioritário ou a data em que ele enviou a declaração. Mas como você pode verificar se está entre os contribuintes que reembolsarão o excedente?
O procedimento para consultar o imposto de renda 2023 é um processo 100% online e pode ser feito de duas maneiras: através do portal e-CAC da Receita Federal ou pelo portal do tributo. Aqui vamos mostrar um passo a passo de como realizar esse procedimento.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Verificando o imposto de renda pelo portal e-CAC

O portal e-CAC é uma plataforma digital onde os contribuintes podem acessar uma variedade de serviços relacionados ao imposto de renda, incluindo a verificação da restituição. Ele oferece uma visão mais clara e detalhada da situação da declaração, ajudando a identificar possíveis pendências.
Leia mais: NOVIDADE APROVADA: Senado oferece nova opção para conseguir empréstimos – Confira!
Como fazer isso?
A consulta é simples e pode ser feita seguindo alguns passos rápidos. Primeiro, você precisa entrar no portal e-CAC com seu código de acesso ou certificado digital. Após o login, você deve selecionar a opção ‘Meu Imposto de Renda’ e, em seguida, ‘Consultar Restituição’. O sistema irá então apresentar as informações sobre o reembolso, se aplicável.
Leia mais: INSS pode revisar e cancelar o pagamento de aposentadoria – CONFIRA AGORA
Consultar a restituição do imposto de renda pelo portal do tributo
Uma outra opção de verificar a restituição do imposto de renda é pelo portal do tributo. Para isso, você precisa acessar o site, selecionar a opção ‘Onde Encontro’ e depois ‘Restituição’.
Lá você verá as opções de ‘Consulta Restituições liberadas’ e ‘Consulta Restituição IRPF’. Selecione a opção que melhor atende ao seu objetivo e siga as instruções fornecidas.
Leia mais: ÚLTIMA NOTÍCIA: Consignados SUSPENSOS por 180 dias – Descubra como vai funcionar!
Consultar o imposto de renda 2023 é uma tarefa simples, mas se você tiver dúvidas em qualquer etapa do processo, pode procurar a ajuda do próprio programa de preenchimento e envio das declarações oferecido pela Receita Federal.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja também;
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!