Uma nova onda de pagamentos está prestes a rolar para milhões de segurados em todo o país. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou recentemente a expansão do calendário de pagamento do Benefício de Prestação Continuada (BPC) em 2024, oficialmente estendendo o alívio financeiro a seus beneficiários e garantindo um início de ano mais promissor.
O primeiro pagamento do BPC, já ajustado, está previsto para ocorrer em 25 de janeiro de 2024. O sistema de pagamento levará em consideração o último número do benefício do cidadão, especificamente o dígito imediatamente antes do hífen. A informação pode ser facilmente verificada através do aplicativo oficial do INSS.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Quem são os Beneficiários do BPC?
O BPC é uma benesse assistencial, distribuído à idosos com idade igual ou superior a 65 anos e pessoas com deficiência de qualquer idade. Importante ressaltar que não é necessário ter contribuído para a Previdência Social para ter acesso a este benefício.
Leia mais: Lista Revelada: Famílias Perdem Auxílios com Suspensão do Governo – Confira os Afetados
Recentemente reajustado a um salário mínimo, que corresponde a R$ 1.412,00 em 2024, a elegibilidade do BPC leva em conta várias premissas importantes. Entre elas, os requisitos de idade para os idosos, a deficiência em qualquer natureza, que deve ser comprovada através de laudo médico, justificando a incapacidade de trabalhar, assim como a necessidade de se manter através da renda familiar, que por sua vez, deve ser inferior a 1/4 do salário mínimo vigente.
Calendário BPC 2024
O calendário do BPC segue o calendário de pagamentos do INSS de 2024, pois vale para aposentados, pensionistas e pessoas que recebem benefícios de auxílios ou BPC (Benefício de Prestação Continuada).
Leia mais: Pagamento de R$ 27 bilhões em precatórios do INSS: Confira como você pode receber!
Assim, os beneficiários do BPC já podem se programar para saber qual a data deve sacar o seu benefício. Além disso, é bom lembrar que em 2024 ainda constam os pagamentos de dezembro de 2023, pois os depósitos referentes ao mês de dezembro terminam no dia 8 de janeiro.
Os depósitos de janeiro, por sua vez, começam no dia 25 de janeiro e seguem até 7 de fevereiro para o grupo que recebe até um salário mínimo. Já quem recebe mais de um salário mínimo vai receber entre os dias 1 e 7 de fevereiro.
A busca pelo BPC: Como solicitar o benefício
Para solicitar o benefício, é preciso munir-se de uma série de documentos. É indispensável a apresentação de um documento de identidade, CPF, certidão de nascimento ou casamento e um comprovante de renda familiar. Juntamente a esses registros, é solicitado também um laudo médico que ateste a condição de deficiência do indivíduo, caso se aplique.
Leia mais: Aumento de 7,7% nos Salários de Aposentados pelo INSS em 2024 – Leia Mais Aqui!
Um olhar atento ao reajuste: A Inflação e o PIB 2024 marcam uma novo ciclo para o BPC com o reajuste do benefício baseado na inflação e no Produto Interno Bruto (PIB). Para os aposentados e pensionistas que recebem acima do piso, a inflação de 2023 ditou a fórmula do reajuste com um acréscimo estimado em pelo menos 3,85%. Essa mudança significativa e abrangente sugere uma abordagem mais inclusiva e justa, que acompanha as oscilações da economia do país.
Ao manter o valor do BPC atualizado de acordo com a inflação e o crescimento econômico, garante-se que o sistema de benefícios reflete o compromisso do INSS com seus segurados, oferecendo a eles um pouco mais de tranquilidade financeira em tempos incertos.
Leia mais: 5 Receitas Fáceis e Práticas para o Natal – Confira
Com mais ajustes no futuro, certamente os segurados do INSS terão motivos adicionais para sorrir. Basta estar atento às atualizações e requerer o benefício de acordo com as orientações propostas para se manter na linha de recebimento dessas vitais compensações financeiras.
Veja também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha todas as informações de forma r