Existe uma nova emenda que vai permitir que os empréstimos consignados tenham o pagamento suspenso por 120 dias! Entenda como funciona!
O que é Empréstimo Consignado
É o crédito perfeito para você usar quando e como quiser: em uma viagem, na realização de um sonho ou até mesmo na resolução dos imprevistos do dia a dia.
O Empréstimo Consignado é um tipo de crédito pessoal em que o pagamento das parcelas é descontado diretamente no seu contracheque, holerite ou benefício do INSS.
É uma ótima opção de empréstimo fácil para servidores públicos, aposentados do INSS ou funcionários de empresas privadas, pois tem uma das menores taxas do mercado. Fonte
Margem estendida dos consignados
A Medida Provisória 1106 já aumento a margem dos consignados para 40%, permitindo assim empréstimos maiores até o dia 15 de julho.
Dessa forma é possível realizar empréstimos ainda maiores mantendo as taxas de juros baixas entre 2 e 5% ao ano, seguindo a lógica comum dos consignados.
Infelizmente a medida é válida apenas até o dia 15 de julho e, caso não seja prorrogada, tem menos de 30 dias para acabar.
Aumento de margem vai acabar em breve
Anteriormente na história dos consignados a margem havia sido de 40%, entretanto foi baixada para 30%. Com a popularidade estrondosa dos empréstimos consignados em 2022, que aumentaram mais de 25%, o governo optou por aumentar as margens novamente.
Infelizmente a mudança continua apenas provisória e, caso não encontre-se efetivada ou prorrogada, valerá apenas até o dia 15 de julho de 2022.
A margem inclui também beneficiários BPC/LOAS e até mesmo do auxílio Brasil!
O que pode acontecer com a margem consignável?
Para entender bem esse ponto é necessário entender o cenário em que a margem se encontrava antes da MP. Portanto, até o fim do ano de 2021, a margem era de 40%, sendo 35% para os empréstimos consignados e mais 5% para o pagamento de operações com o cartão de crédito consignado.
Leia mais: 14° Salário: GOVERNO DISSE SIM! DECISÃO IMPORTANTE – ÓTIMA NOTÍCIA
No entanto, com o início de 2022 a lei que aplicava a margem de 40%, Lei 14131, chegou ao seu prazo de validade e a margem reduziu para os 35% automaticamente.
Mas a MP 1106 trouxe então esses 5% de volta para o jogo e agora os segurados têm acesso à margem do ano anterior novamente. Caso o texto não vá à votação, a margem voltará ao percentual de 35% e os BPC/LOAS ficarão sem empréstimo consignado.
Margem social do empréstimo consignado
Dessa forma existe também um projeto que defende a margem social dos empréstimos consignados, que é uma margem ainda maior possibilitando empréstimos de até 20 mil reais por pessoa.
Esses empréstimos, financiados pelos bancos, teriam taxas de juros extremamente baixas, assim como os consignados.
Dessa forma da margem social ainda não está aprovado mas talvez seja ainda em 2022.
Suspensão do pagamento de empréstimo consignado
Sendo assim existe também uma emenda que visa suspender os pagamentos dos consignados por até 120 dias, criando assim um período de 4 meses entre a contratação do serviço e o início dos pagamentos.
Dica bônus:
Receba então nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM DO BLOG!