Quem exerceu atividade remunerada antes de 1994 e fez contribuições ao Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) poderá ter dinheiro para receber referente a Revisão da Vida Toda do INSS. Agora é oficial: essa revisão teve aprovação no Supremo Tribunal Federal (STF) e os beneficiários podem aumentar o valor que recebem de salário. Confira agora:
No dia 1º de dezembro, o Supremo Tribunal Federal (STF) julgou a Revisão da Vida Toda do INSS. Essa revisão tem o intuito de incluir contribuições descartadas na média contributiva do beneficiário e, assim, aumentar o valor que recebem de benefício.
Acontece que, a partir de 1999, a Previdência Social descartou as contribuições feitas antes de julho de 1994, deixando muitos beneficiários que tinham altas contribuições nesse período prejudicados. Entretanto, para poder solicitar a revisão da vida toda do INSS, é preciso seguir alguns critérios. Confira:
Leia mais: Como conseguir aumento de 25% na sua aposentadoria
Quem tem direito a solicitar a revisão da vida toda do INSS?
Os beneficiários que se enquadram nos critérios a seguir poderão entrar com uma ação para solicitar a revisão de seu benefício e, se for o caso, aumentar o salário recebido pelo INSS:
- Benefício concedido entre 29 de novembro de 1999 e 12 de novembro de 2019;
- Possuir contribuições antes do mês de julho de 1994;
- A concessão do benefício previdenciário precisa ter sido aprovado há menos de 10 anos. Assim, a contagem do prazo começa no primeiro dia do mês subsequente ao recebimento do primeiro salário.
Mas, sempre busque auxílio profissional antes de entrar na Justiça, pois a revisão da vida toda do INSS nem sempre é benéfica para todos. Nesse caso, valerá a pena para quem tinha grandes contribuições antes de 1994, da mesma forma, para quem começou a ganhar menos após a reforma da previdência de 1999.
Antes de ingressar com uma ação judicial solicitando a revisão da vida toda, reúna documentos que comprovam as contribuições no período; confira se as informações estão corretas no CNIS; além disso, reúna seus documentos pessoais.
Leia mais: Aposentado consegue aumentar salário com revisão do INSS
Veja mais: Bolsonaro definiu o aumento de salário para 2023
Leia mais: Aposentadorias vão ter DOIS AUMENTOS: Confira os valores
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!