Tudo Sobre a Prova de Vida INSS 2024: Como Realizar e Evitar a Suspensão dos Benefícios

A Prova de Vida do INSS continuou a gerar dúvidas entre os beneficiários, apesar das várias mudanças buscando a digitalização e facilitação do processo.

Por isso separamos um conteúdo especial para você entender todos os detalhes referentes ao procedimento em 2024. Confira mais informações abaixo.

Entendendo a Prova de Vida

Descubra como a Prova de Vida funciona (Fonte: Edição/Jornal JF)
Descubra como a Prova de Vida funciona (Fonte: Edição/Jornal JF)

A Prova de Vida é uma ferramenta utilizada para confirmar a existência do cidadão, prevenindo fraudes no recebimento de benefícios. Todos os beneficiários da previdência social, o INSS, são obrigados a comprovar sua vida para continuar o recebimento de seus benefícios previdenciários.

Além disso, acompanhamos recentemente uma grande mudança por parte do INSS: já não é mais obrigatório o comparecimento à agência bancária ou ao órgão para comprovar a vida.

Leia mais: URGENTE: BANCO CENTRAL revela R$7,1 Bi não sacados – Saiba como consultar o seu DINHEIRO ESQUECIDO!

Agora, isto pode ser feito digitalmente, utilizando-se do cruzamento de dados do INSS com informações de outros órgãos públicos.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp

Como verificar a Prova de Vida?

Para aqueles beneficiários que realizaram o procedimento e querem conferir se de fato já constam como “prova de vida realizada”, isto pode ser conferido acessando o portal Meu INSS ou ligando para o número 135. Ambas as alternativas permitem o acompanhamento seguro do processo.

Leia mais: Prova de Vida INSS 2024: Saiba se Você Precisa Fazer! Confira a Lista Oficial!

Realizando a Prova de Vida

Além disso, quando o beneficiário opta por realizar a prova de vida, isto pode ocorrer tanto presencialmente, comparecendo ao balcão de atendimento do órgão pagador, quanto de maneira digital, utilizando o aplicativo Gov.br. Neste último caso, é bastante prático, pois se utiliza de um procedimento de reconhecimento facial.

Leia mais: PRORROGADO PRAZO PARA NEGOCIAR DÍVIDAS COM DESCONTO DE ATÉ 99% – Confira

Conclusão

Portanto, é fundamental que o beneficiário esteja atento às datas e regras da Prova de Vida INSS para garantir a continuidade de seu benefício.

Leia mais: OFICIAL: NOVO SALÁRIO MÍNIMO – Calendário de Pagamentos 2024 DATAS E VALORES! CONFIRA

O processo está cada vez mais facilitado, mas ainda assim, é normal que questões surjam, o que merece a atenção do INSS para oferecer informações claras e acessíveis a todos os cidadãos.

Veja Também:

PROVA DE VIDA INSS 2024! JANEIRO! (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.