Como Agilizar Processos De Aprovação No INSS? Veja Aqui

BOAS NOTÍCIAS AOS BENEFICIÁRIOS DO Instituto Nacional de Previdência Social (INSS)! Com a implementação do Atestmed, um procedimento revolucionário que elimina a necessidade de agendamento de perícia médica, o INSS viu um aumento significativo nas análises de pedidos de benefícios por incapacidade temporária.

De acordo com dados recentes da autarquia, novembro deste ano registrou um crescimento expressivo de 26,99% no número de análises de pedidos do antigo auxílio-doença em comparação com o mesmo período em 2022. Entenda como funciona as mudanças a seguir!

Quais As Atuais Mudanças Na Fila do INSS?

Como Agilizar Processos De Aprovação No INSS? Veja Aqui (Fonte: Edição / Jornal JF).
Como Agilizar Processos De Aprovação No INSS? Veja Aqui (Fonte: Edição / Jornal JF).

O novo modelo de análise represente um avanço notável para a Previdência Social, outros benefícios, como aposentadorias, salários-maternidade e pensões, poderiam ter conclusão em um ritmo ainda mais ágil.

Leia mais: Calendário Abono Salarial PIS/PASEP 2024 Liberado! Assim, confira Agora as Datas de Pagamento!

Um levantamento realizado pelo setor de Reconhecimento de Direitos, vinculado à Gerência-Executiva (GEX) do INSS em Curitiba, revela que mais da metade dos pedidos de benefícios não vem concluídos na primeira análise.

Esse cenário se deve, em grande parte, à abertura de processos sem a inclusão de documentos essenciais, como RG, CPF e comprovante de residência, além de documentações específicas necessárias para a concessão de determinados benefícios.

A lista detalhada de anexos exigidos, disponibilizada virtualmente por meio do aplicativo Meu INSS, no momento da abertura do processo.

Como Funcionam As Mudanças?

Ao receber o processo nos sistemas internos, o servidor realiza uma análise inicial da documentação anexada pelo segurado através dos canais remotos do INSS.

Leia mais: Revelado: Como Transformar seu BPC em Aposentadoria e então Ampliar seus Benefícios Financeiros em 2024!

Quando documentos essenciais estão ausentes, é necessário emitir a primeira exigência, que tem um prazo de 30 dias para ser atendida.

Importante ressaltar que cada nova exigência estende ainda mais o prazo de conclusão do processo. Aproximadamente oito mil pedidos de benefícios de todas as espécies são concluídos mensalmente.

Entretanto, uma parcela significativa desses processos é indeferida devido à falta de cumprimento de exigências por parte do segurado.

Apenas em novembro de 2023, a Central de Reconhecimento de Direitos de Curitiba recebeu 8.200 novos pedidos de benefícios, sendo mais da metade (4.280) protocolada pelo aplicativo Meu INSS.

Na maioria dos casos, não é possível conceder ou indeferir os pedidos logo na primeira análise devido à carência de documentação, impactando o tempo de conclusão do processo.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIA de Última Hora pelo WhatsApp

Como Obter Aprovação Mais Rápida?

A modernização dos processos no INSS traz benefícios significativos, mas a colaboração ativa dos beneficiários é essencial para uma tramitação eficiente e sem contratempos.

A orientação para os segurados é que, após a abertura do processo, mantenham-se ativos nos canais remotos, acompanhando os comunicados do INSS.

O cumprimento de exigências por meio eletrônico pode ser realizado diretamente pelo aplicativo ou site do Meu INSS, onde basta digitalizar ou fotografar os documentos originais e anexá-los ao processo.

Leia mais: STF libera Pagamento de R$ 95 bilhões em precatórios do INSS! Veja quem recebe

A digitalização ou fotografia deve ser preferencialmente colorida e obrigatoriamente legível, assegurando a correta visualização de todo o documento, inclusive o verso, se aplicável.

Para aqueles que preferem o atendimento presencial, é possível agendar o cumprimento da exigência em uma das Agências da Previdência Social (APS). O agendamento está disponível pelo telefone 135 ou através do aplicativo Meu INSS.

Veja Também:

INSS fará ANTECIPAÇÃO do CALENDÁRIO de PAGAMENTOS de APOSENTADOS PENSIONISTAS? NOVA MARGEM LIBERADA (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extraTenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.