Um novo anúncio, realizado pelo INSS, preocupa milhares de aposentados, pensionistas e demais beneficiários do INSS. Isso pois o órgão solicitou suspensão de pagamentos da Revisão da Vida Toda, um projeto que defende a inclusão de novas contribuições no cálculo de aposentadorias do INSS.
Entenda:
- O que é a Revisão da Vida Toda?
- INSS pode suspender revisão da vida toda?
- Especialistas falam sobre o pedido do INSS.
O que é a Revisão da Vida Toda?
A Revisão da Vida Toda, como sugere o nome, trata-se de uma revisão do INSS, aplicada às contribuições prévias ao ano de 1994. Esta reanálise permite, em diversos casos, que os beneficiários ampliem o valor pago em suas aposentadorias mensais, contando até com valores retroativos.
Todavia a revisão não é recomendada ou oferecida para todos, de modo que recomenda-se buscar um advogado especializado antes de solicitar o procedimento.
Leia em seguida: Profissões que aposentam mais cedo; Veja a lista
Antes de sua aprovação no Supremo Tribunal Federal, contribuições prévias à implementação do Real como moeda não eram incluídos no cálculo médio de aposentadorias.
Dessa forma, com a aprovação da nova revisão, beneficiários com contribuições mais altas antes de 1994 ou poucos contribuições após, podem receber mais.
Leia em seguida: Bolsa Família para mães solteiras; Veja como funciona;
Quem deseja solicitar a Revisão da Vida Toda deve fazê-lo por meio de ação judicial, com a ajuda de um advogado especializado em direito previdenciário, se possível. O benefício promete estar disponível também na plataforma do MEU INSS, mas segue inativo.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
INSS pode suspender revisão da vida toda?
Especialistas alegam que o INSS não tem capacidade ou intenção de suspender as Revisões. Para embargar o processo, por exemplo, deveria ocorrer primeiro o chamado ”acórdão” do STF, que não aconteceu.
Leia em seguida: Agora sim; auxílio-gás começa a ser pago; descubra como você deve receber
Atualmente o INSS busca, especialmente, atrasar pagamentos. Dessa forma o pedido garante um menor impacto financeiro direto aos cofres do INSS neste início de ano, mas não deve ser capaz de suspender a revisão.
Especialistas falam sobre o pedido do INSS.
Segundo o Colunista da Folha e Advogado Previdenciário, Rômulo Saraiva, o INSS não será capaz de suspender os processos de revisão, e tem ciência disso. O objetivo do órgão, com o pedido protocolado no STF, seria de somente frear os pagamentos e reduzir custos.
Leia em seguida: Oficial; STF decide sobre salário esposa; Descubra como irá funcionar o benefício;
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!