As solicitações de benefícios do INSS possuem um prazo de análise pelo Instituto. Contudo, há uma fila de espera, ou seja, muitas pessoas aguardam a sua análise há muito mais tempo que isso. Nessa matéria, você fica sabendo como acelerar seu processo no INSS.
De acordo com a própria Previdência Social, o tempo médio de análise dos benefícios previdenciários é de sessenta e seis dias, ou seja, é mais tempo que o prazo limite estipulado de análise. Digamos que uma pessoa precise receber a aposentadoria ou até um auxílio por estar incapacitado de trabalhar, aquele valor certamente estará fazendo falta para esses beneficiários.
Também é importante lembrar que esse tempo de análise é para dizer se o segurado terá direito ou não. Se a resposta for negativa, o processo poderá durar por anos, pois o segurado poderá até recorrer judicialmente se considerar que é válido.
Mas existem algumas coisas que podem auxiliar na análise de forma mais rápida. Veja essas dicas:
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Benefício por incapacidade- documentação
Se o segurado está fazendo a solicitação de benefício por incapacidade, é preciso que ele reúna e anexe todos os documentos que comprovem a incapacidade. É importante que os documentos possuam a data e o código de identificação da doença. Nesse benefício, um dos principais motivos da recusa é a falta de documentação adequada.
Leia mais: Ganha mais de um salário mínimo? Saiba quando será pago o 13º do INSS
Reafirmação
Por decisão do Supremo Tribunal de Justiça- STJ, os segurados que deram entrada na aposentadoria e está aguardando a decisão do INSS pode escolher a melhor data de aposentadoria entre o dia que protocolou o pedido no INSS e aquele em que o benefício foi aprovado.
Dessa forma, durante o processo, o segurado fica mais velho e pode adquirir mais tempo de serviço. Isso pode aumentar o valor do benefício ou até gerar uma espécie de aposentadoria diferente.
Leia mais: Finalmente: Aposentados e Pensionistas recebem abono extra de R$4500; Veja quem vai receber
Ordem dos documentos
No caso de solicitação de benefícios programáveis, como aposentadoria por idade, tempo de contribuição ou especial, uma dica que auxilia muito os analistas é a ordem dos documentos de forma cronológica. As informações também devem estar legíveis.
Caso falte algum dado ou documento, o processo de análise pode ZERAR. Sendo assim, ocorre uma demora ainda maior. Por isso, fique atento a tudo que for necessário de acordo com o benefício que você pretende solicitar.
A Previdência precisa fazer o pagamento com correção monetária e juros em caso de ultrapassar o prazo estipulado da análise.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja também:
Leia mais: Notícia quente: Veja novo valor e quem tem direito a receber auxílio-reclusão
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!