Você é um beneficiário do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e não sabe como consultar o benefício?
A forma mais fácil pode ser feita com o CPF. Mas você sabe por qual canal solicitar? Quais documentos são necessários ao todo? É preciso ir até uma agência?
Geralmente, para consultar um benefício previdenciário você precisa ter um número certo, que é passado na carta de concessão.
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Como consultar um benefício do INSS?
Veja a a baixo então como consultar seu benefício do INSS de casa, sem que tenha que se deslocar para uma das agências.
Por meio do telefone
Uma forma fácil e rápida então de se fazer a consulta dos benefícios do INSS e obter informações sobre eles é por meio da central de atendimento de telefone, no número 135. Ao ligar, diga o seu número do CPF e confirme algumas informações cadastrais, desse modo você evita fraude, e ao final informe sobre qual benefício quer informações. O atendimento está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Pelo site
O aposentado e pensionista pode entrar no site Meu INSS, que traz diversos serviços digitais do INSS. Depois de fazer o login, na tela inicial, clique no serviço de “Extrato de Pagamento” e você vai ter acesso então ao seu extrato e todos os detalhes sobre o pagamento do benefício.
Pelo aplicativo
Essa consulta pode ser feita também pelo aplicativo Meu INSS, disponível para Android e IOS. Do mesmo modo que no acesso pelo site, de início, é necessário fazer um login, e então, você terá disponíveis as mesmas informações que o site iria lhe passar.
Pedido e análise de benefícios
Você pode até mesmo então dar entrada em um benefício à distância. Existem mais de 90 serviços que você pode pedir diretamente pelo site ou aplicativo falado a cima.
Veja então a baixo alguns exemplos de benefícios que você pode solicitar a distância:
- Aposentadoria por idade
- Aposentadoria por tempo de contribuição
- Salário maternidade
- Pensão por morte
- Auxílio-doença
- Seguro Desemprego do Pescador Artesanal
- Benefícios Assistenciais
- Certidão de tempo de contribuição
- Alterar local ou forma de pagamento
- Cadastrar ou renovar procuração ou representante legal
- Solicitar pagamento de benefício não recebido
- Recurso e revisão
Outra coisa que é bom lembrar é que você pode enviar a sua documentação digitalizada, escaneada ou fotografada pelo celular ou pelo computador.
Depois de fazer o pedido, o aposentado pode então acompanhar, com o número do protocolo de requerimento, o andamento do pedido.
Então o INSS vai dar um dos seguintes diagnósticos para o benefício solicitado:
- Habilitado: quando o pedido ainda está em avaliação
- Deferido: quando o benefício foi aprovado e será concedido
- Indeferido: quando o benefício foi analisado e negado para o segurado
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