Logo após a Reforma da Previdência em 2019, muita coisa mudou para quem já estava prestes a se aposentar, quanto para quem ainda precisava cumprir muitos requisitos. No entanto, saber como se aposentar aos 50 anos de idade ainda é uma utopia para muitas pessoas, mas, isso seria possível?
De acordo com as novas regras estabelecidas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a idade mínima para aposentadoria é de 65 anos para homens e 62 anos para mulheres. No entanto, por mais estranho que pareça, é possível conseguir se aposentar antes dessa idade.
Então, veja a seguir tudo sobre como se aposentar aos 50 anos de idade. Leia na íntegra!
Descubra como se aposentar aos 50 anos de idade
Depois de muitos anos prestando serviços a sociedade, o trabalhador brasileiro e segurado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deseja saber tudo sobre quando vai poder se aposentar. E embora as novas regras estabeleçam idades bem específicas, paira no ar a dúvida sobre se aposentar mais cedo!
Leia em seguida: Governo Federal bloqueou R$ 2,9 bilhões do Orçamento de 2024- Confira os impactos dessa decisão
No entanto, a aposentadoria aos 50 anos é uma realidade para algumas pessoas desde que estejam dentro das seguintes regras:
Leia em seguida: Acaba de Sair! Empréstimo Antecipado da Restituição do IR 2024! Veja como contratar
- Regra de Transição do Pedágio;
- Regra de Transição por Pontos;
- Aposentadoria por Tempo de Contribuição.
Logo após a Reforma da Previdência em 2019, tornou-se possível se aposentar aos 50 anos, desde que cumpridas umas das regras acima. Destaca-se, portanto, que fora das regras estabelecidas, deve-se continuar seguindo a idade de 65 anos para homens e 62 anos para mulheres.
CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
Regra de Transição do Pedágio
Em primeiro lugar, na Regra de Transição por Pedágio, aplica-se aos trabalhadores que já estavam prestes a se aposentar quando a Reforma da Previdência entrou em vigor em outubro de 2019. Neste caso, devem cumprir um pedágio de 50% sobre o tempo de contribuição que faltava.
Leia em seguida: Acaba de Sair! Empréstimo Antecipado da Restituição do IR 2024! Veja como contratar
Destaca-se que, nesta regra em questão, aplica-se o fator previdenciário, que considera idade, expectativa de vida e tempo de contribuição. Inclusive, vale destacar que, a revisão da vida toda trata sobre o fator previdenciário.
Aposentadoria por Tempo de Contribuição
Nessa modalidade, as regras são as seguintes:
Leia em seguida: Quem mora no exterior pode contribuir e se aposentar pelo INSS? Conheça as regras e como garantir o benefício
- Homens: Exige-se a idade mínima de 62 anos e seis meses, junto com 35 anos de contribuição.
- Mulheres: É necessário ter 57 anos e seis meses de idade, combinados com 30 anos de contribuição.
Regra por Transição de Pontos
Para finalizar, nesta Regra de Transição por Pontos, calcula-se a aposentadoria pela soma da idade do trabalhador com o tempo de contribuição.
Leia em seguida: INSS anunciou mudanças na solicitação do auxílio doença! Não precisa mais de perícia- Veja como funciona
- Homens: São necessários pelo menos 99 pontos, além de 35 anos de contribuição.
- Mulheres: Precisam de pelo menos 89 pontos, juntamente com 30 anos de contribuição.
Por qual razão se aposentar aos 50 anos de idade?
Essa deve ser uma decisão tomada pelo próprio segurado do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), no entanto, a escolha será influenciada pelo histórico de contribuição, pela regra de aposentadoria que escolher e pelos seus valores de contribuição ao longo do tempo.
Leia em seguida: Governo Federal bloqueou R$ 2,9 bilhões do Orçamento de 2024- Confira os impactos dessa decisão
Destaca-se que, o recomendado pelos Especialistas em Direito Previdenciário é procurar um profissional de sua confiança para que ele possa analisar todo seu histórico e ver o que é melhor para você. Continue na João Financeira!
Veja também: LISTA de quem PRECISA FAZER AGORA a PROVA DE VIDA
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!