Diferentes situações podem justificar um pedido de revisão no valor da sua aposentadoria pago pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Dentre elas, vitória em reclamatória trabalhista ou revisão da vida toda.
Nesse sentido, é possível solicitar a revisão por vias administrativas (junto à própria Previdência Social) e também a opção de ingressar na Justiça para tentar corrigir os valores recebidos.
Então, veja a seguir exemplos de situações que podem permitir que você aumente sua aposentadoria pelo INSS! Acompanhe!
Revisão de vitória em reclamatória trabalhista
Nesta hipótese, qualquer pessoa que tenha algum vínculo empregatício reconhecido na Justiça que tenha sido posterior à saída do emprego e que não tenha sido incluído no cálculo do benefício pode pedir a correção.
Leia em seguida: INSS Confirma Pagamento Do 13° Salário Para Alguns Aposentados
Revisão adicional de 25%
É possível solicitar revisão para conseguir adicional de 25% na pensão para quem depende de auxílio de terceiros para realização de tarefas de rotina, como cozinhar e tratar da higiene, casos de pessoas com limitações físicas ou mentais.
Nesse sentido, o beneficiário passará por uma nova avaliação médico-pericial do INSS e deve ser aposentado por invalidez que comprove precisar de cuidados. Em suma, os 25% a mais, seria para pagar um cuidador para o segurado.
Leia em seguida: Receita Federal Vai Devolver Imposto Cobrado Nos Últimos 5 Anos; Saiba Mais
Revisão por período trabalhado como servidor público
Nesta hipótese, se você já trabalhou como servidor público com regime próprio de previdência, poderá requisitar o aumento do período total de contribuição, aumentando o valor da renda mensal. No entanto, deve-se apresentar todos os comprovantes de recebimentos e contribuições.
Leia em seguida: Veja Como Apostar Nas Loterias Da Caixa
Revisão por trabalho insalubre
Neste tipo de revisão, se você exerceu qualquer tipo de atividade elencada como especial, ou seja, que envolva risco à saúde ou integridade física, e que não tenha sido considerada para a aposentadoria, pode fazer o pedido da revisão por trabalho insalubre ao INSS.
Leia em seguida: LIVE PREMIADA Da João Financeira: Receba Essa GRANA EXTRA
Revisão aluno aprendiz
Neste modelo, se você exerceu atividades como aluno aprendiz matriculado em escolas profissionais mantidas por empresas, em escolas industriais ou técnicas até 1998, pode incluir este tempo em sua aposentadoria. No entanto, é necessário comprovar com matrícula ou registro na escola.
Em suma, a regra é a mesma para quem prestou serviço militar!
Leia em seguida: Renegociação De Dívidas: Banco Central Faz Mutirão Online; Confira
Revisão dos descontos do IR
Neste caso, se você recebeu o benefício e teve o desconto de imposto de renda na fonte, é possível solicitar a isenção de imposto de renda nos casos de doença grave. Nesse sentido, as pessoas portadoras de doenças graves são isentas do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (IRPF).
No entanto, para pedir a revisão e isenção é necessário apresentar laudos médicos ou participar de perícia no INSS.
Leia mais: Dívida caduca em 5 anos? Veja os mitos e verdades
Revisão diferença por auxílio-doença
Essa revisão funciona como uma forma de compensar o pagamento feito pelo INSS pelo período em que o beneficiário recebeu o pagamento do auxílio-doença enquanto aguardava a definição do órgão para aposentadoria por invalidez.
Nesse sentido, isso acontece por que o auxílio-doença paga 91% do valor médio da aposentadoria que o beneficiário receberá. Ou seja, este é uma revisão que funciona para recuperar os 9% restantes com efeitos retroativos.
Leia mais: Michele Bolsonaro fala sob suposta agressão; Confira
Revisão da vida toda
Essa revisão inclui todos os benefícios concedidos a partir de março de 1994, desde que tenham seu tempo de cálculo básico, rendimentos de doações anteriores a essa data. Nesse sentido, é necessário solicitar a recorrência da Renda Mensal (RMI) das necessidades que atendem aos requisitos.
Em suma, para que na revisão das doações anteriores a março de 1994, haja variação integral do Índice de Reajuste do Salário Mínimo (IRSM) de 39,67% referente a fevereiro de 1994.
Leia mais: Preço da gasolina sobe pela quarta semana seguida; veja os valores
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais: VEJA TAMBÉM: 14º salário precisa de seu apoio! Veja como ajudar!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!