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Saiba como emitir o extrato de pagamento inss

Saiba como emitir o extrato de pagamento inss

Veja três formas de emitir o extrato de pagamentos do INSS   

Por Erick
03/11/2022
Em Dicas, Dinheiro, INSS
0

Para quem já é aposentado ou para quem está buscando a aprovação do seu benefício, o extrato de pagamento do INSS é um documento essencial. Mesmo assim, muitas pessoas que precisam emitir esse papel ainda não entendem o que fazer para solicitar, mas hoje essa dúvida vai acabar.

Nesse sentido, continue acompanhando o artigo de hoje para entender as três principais formas de emitir o extrato de pagamento INSS. Confira agora!

O que é o extrato de pagamento INSS?

Primeiramente existem duas versões de extrato de pagamento INSS disponível para os beneficiários do órgão previdenciário. Assim, o primeiro deles é o HISCRE (Histórico de Créditos) e também temos o famoso CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais) a grande diferença entre eles é o público que acessa. 

Enquanto o HISCRE está disponível para as pessoas que já recebem os pagamentos do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), o CNIS é o documento de quem está na busca desses benefícios. Dessa forma, a primeira versão do documento traz consigo todas informações sobre pagamentos mensais que a pessoa recebe do órgão previdenciário. 

Leia mais:Use o FGTS para pagar as contas; saiba como 

Analogamente, o CNIS é o documento onde constam todas informações sobre as atividades trabalhistas do segurado, como empresas onde trabalhou, salários, contribuições, carnês, entre outras coisas. Além disso, é a partir desse mesmo documento que os especialistas costumam fazer o cálculo de benefícios como a aposentadoria.

Sendo assim, o extrato de pagamento INSS, seja em qualquer uma das versões, são importantes para comprovar informações entre o órgão previdenciário e o segurado. Então, venha conferir quais são as três principais formas de emitir o extrato de pagamento INSS agora mesmo.

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Emitir o extrato de pagamento INSS nas agências

Das opções disponíveis, ir até uma agência do instituto é a forma mais tradicional de pegar o extrato de pagamento INSS. Nesse sentido, mesmo no atendimento presencial é necessário agendar a visita através do site ou aplicativo Meu INSS.

Confira o passo a passo para o agendamento:

  1. Entrar no Portal do Meu INSS;
  2. Realizar o seu login ou cadastrar uma nova senha, caso tenha esquecido;
  3. Clicar a opção “Novo Pedido”;
  4. Inserir a palavra “pagamento” no campo “Pesquisar”  e selecionar “Extrato de Pagamento de Benefício (HISCRE)”;
  5. Confirmar sua retirada de extrato, com data e hora desejada por você;
  6. Comparecer até o INSS com sua documentação necessária como:
    1. Documento de identificação com foto;
    2. CPF do procurador ou representante, se houver;
    3. Documentos pessoais do interessado com foto;
    4. E Procuração ou termo de representação legal, caso alguém precise retirar esse extrato para você.

Leia mais: É possível sacar dinheiro com o cartão de benefícios do INSS? Veja as regras 

Pedir o extrato de pagamento INSS pelo Meu INSS

Essa realmente é a forma mais simples para quem deseja emitir o extrato de pagamento INSS. Isso porque é possível ter acesso ao documento sem sequer ter de sair de casa, basta acessar o Meu INSS e fazer todo processo online. Veja como fazer:

  1. Primeiro é necessário acessar o site Meu INSS;
  2. Entre com seu login ou cadastre uma nova senha, se você esqueceu a senha;
  3. O último passo é acessar o sistema com sua senha. Digite no campo de busca o termo “Extrato de Pagamento de Benefício”, clique e emita o documento.

Leia mais: Você pode ter direito a receber mais de R$ 200 mil em atrasados do INSS; saiba como   

Consulte o seu CNIS pela internet

Como dito anteriormente, através desse documento você tem acesso a todas as suas informações previdenciárias, como as empresas que trabalhou, tempo de serviço e salários recebidos.

Assim, para retirar o CNIS basta realizar esses dois passos:

  1. Seguir os mesmos passos de login e senha dos outros serviços já citados anteriormente;
  2. Após acessar o sistema, é só escolher a opção “Extrato de Contribuição (CNIS)” e emitir o documento.

Leia mais: Representantes legais de aposentados e pensionistas do BPCs podem contratar crédito consignado; saiba como  

Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS. Clique no link e saiba mais.

INSS: Idosos vão receber o décimo quarto salário? Veja quando será pago esse abono, datas, valores e regras

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