Mais um mês se passou e milhões de pessoas ainda estão insatisfeitas com os valores que o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) paga. Se você é uma dessas pessoas, saiba que há como aumentar o valor da aposentadoria e existem três dicas principais para receber mais grana do órgão previdenciário.
Então, acompanhe agora as principais dicas de como aumentar o valor da aposentadoria!
Quais são as aposentadorias do INSS?
Atualmente o órgão previdenciário conta com algumas modalidades de aposentadoria, ou seja, não temos apenas uma regra para todos trabalhadores que vão encerrar a carreira. Nesse sentido, é importante que você conheça as principais aposentadorias do INSS, são elas:
- Aposentadoria por invalidez;
- Aposentadoria por Idade Rural;
- Aposentadoria por Idade Urbana;
- Aposentadoria por tempo de contribuição do professor;
- Aposentadoria por Tempo de Contribuição (para segurados incluídos na regra de transição);
- Aposentadoria da Pessoa com Deficiência por Idade;
- Aposentadoria da Pessoa com Deficiência por Tempo de Contribuição;
- Aposentadoria especial por tempo de contribuição.
Leia mais: Dívida caduca em 5 anos? Veja os mitos e verdades
O valor da aposentadoria atualmente está entre R$1212 e R$7087, valores válidos apenas para esse ano. De toda forma, há como aumentar o valor da aposentadoria e para isso vamos te dar três dicas nos tópicos a seguir!
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Como aumentar o valor da aposentadoria com revisão?
Para aumentar o valor da aposentadoria com a revisão de pagamentos será necessário entrar na justiça e então comprovar frente ao juiz a irregularidade dos pagamentos. Contudo, existem algumas modalidades de revisão, são elas:
Leia mais: Motorista é empregado da Uber? Veja o que decidiu a Justiça do Trabalho
- Revisão da Vida Toda: essa modalidade de revisão solicita que o INSS inclua valores de contribuições que o instituto não considerou a partir das novas regras de 1999. Sendo assim, muitas pessoas com contribuições antes de 1994 ficaram com prejuízo nos pagamentos. Então, quem deseja solicitar deve ter recebido pagamentos entre 1999 e 2019 e também no máximo 10 anos de benefício.
- Revisão do Buraco Negro: a revisão é para quem recebeu benefícios entre 05/10/1988 e 05/04/1991, mas esses pagamentos estavam com valores errados em razão da falta de correção dos salários.
- Revisão para inclusão do tempo militar: é direito de todos que serviram às forças armadas, por qualquer tempo, e o órgão não considerou esse tempo de trabalho no momento do cálculo do benefício.
- Revisão por ganho de ação trabalhista: direito de quem está com tempo de trabalho registrado, mas o órgão previdenciário não levou em conta.
Como aumentar o valor da aposentadoria: tempo especial
Muitas pessoas não sabem, mas mesmo que você não tenha tempo de atividade especial suficiente para solicitar a aposentadoria dessa modalidade, é possível convertê-lo em tempo comum. Ou seja, com um advogado você pode solicitar a conversão do tempo especial em tempo comum e conseguir um aumento da aposentadoria do INSS.
Leia mais: Inscrições para concurso do IBGE já estão abertas; saiba mais
Vale lembrar que atividades especiais são aquelas que colocam em risco a integridade física, saúde ou até a vida do funcionário.
Solicite o descarte das contribuições baixas
Essa é uma forma de como aumentar o valor da aposentadoria, pois com o descarte das pequenas contribuições o aposentado pode aumentar sua média de contribuições e receber valores maiores na aposentadoria.
Leia mais: Cobrança irregular de empréstimo consignado pode gerar multa de 300%; entenda
Sendo assim, essa opção está disponível para quem está com mais de 15 anos de contribuição e se aposentou após a reforma da previdência. Além disso, é necessário avaliar quais contribuições descartar, com a ajuda de um profissional.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre a pensão por morte. Clique no link e saiba mais.
Quais são as regras para pais receberem pensão por morte dos filhos?
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!