Um direito que é de todo o trabalhador brasileiro com carteira assinada é o 13º salário. Mesmo que esse seja um benefício que é recebido por milhões de cidadãos todos os anos, boa parte dos trabalhadores não sabem como calcular décimo terceiro salário.
É ainda é comum que, mesmo depois de receber o pagamento, algumas pessoas ainda tenham dúvidas e não consigam entender os valores depositados.
Veja agora a baixo todas as informações básicas que qualquer trabalhador precisa saber sobre o 13º salário:
Leia em seguida: FGTS extraordinário: nascidos em outubro recebem amanhã! Confira
Quem tem direito ao 13º salário ?
O 13º salário é um benefício de todo brasileiro que trabalha sob o sistema de carteira assinada, regido pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Na lei diz que o trabalhador brasileiro tem o direito de receber o equivalente a um mês de salário líquido como décimo terceiro, caso tenha trabalhado durante os 12 meses do ano.
Vale lembrar que mesmo que o trabalhador não tenha trabalhado durante todo o ano, o décimo terceiro também é pago.
Nessa caso, o trabalhador precisa ter exercido a profissão por no mínimo 15 dias no ano com registro em carteira e então o trabalhador vai recebe o valor proporcional ao total de dias trabalhados.
É descontado no Imposto de Renda e para o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) na hora da somatoria. O pagamento do décimo terceiro salário pode ser feito de uma só vez em dezembro ou em duas parcelas, sendo uma em novembro até o dia 30 e outra em dezembro até o dia 20.
Leia em seguida: 14º SALÁRIO DOS APOSENTADOS SAIU?
Como calcular décimo terceiro salário em 2022
Primeiramente para conseguir calcular o 13º salário corretamente o empregador deve saber quanto tempo o funcionário está registrado. Além disso, é preciso saber se a empresa paga o décimo em uma única parcela ou em duas.
É bem mais fácil para quem está na empresa há doze ou mais meses, pois o valor do décimo terceiro vai ser exatamente o mesmo do salário recebido nos meses anteriores. Vale lembrar que isso vale apenas para casos em que o décimo terceiro é pago em uma única vez.
Já nos casos em que as empresas pagam o salário em duas parcelas, o cálculo é diferente. Você deve dividir o valor do salário por dois, sendo uma das metades equivalente a primeira parcela.
Entretanto a outra metade, você deve subtrair os descontos do INSS e do Imposto de Renda. Esses valores podem variam de acordo com o salário, portanto preste muito atenção nesse momento!
Gostou das informações? Então:
Receba então nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
ENTÃO CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM DO BLOG!
EM SEGUIDA CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK DO BLOG!
Dica extra: tenha todas as informações sobre Auxílio Brasil de forma rápida e sem precisar ler as notícias e mais: clique aqui, se inscreva e então se preferir, assista!
Veja Também:
Como investir e aproveitar os dois digitos atuais da taxa SELIC: saiba aqui
Os 5 primeiros passos para começar a investir agora!
Acaba de sair notícia triste para os aposentados do INSS