Desde que assumiu o governo do Brasil em 2002, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é conhecido por criar programas de transferência de renda para ajudar os brasileiros. Nesse sentido, retomando a presidência em 2023, já planeja o bolsa verde, novo benefício!
Em se tratando do bolsa, é um programa social que estar no futuro Ministério do Meio Ambiente (MMA). Logo, o objetivo principal é auxiliar famílias em situação de vulnerabilidade social, que vivem no campo, ou em áreas de preservação natural.
Dessa forma, neste artigo, vamos falar um pouco sobre o programa social bolsa verde para que você possa entender do se trata e se realmente será uma das grandes promessas de governo para 2023! Assim, leia até o final!
Do que se trata o bolsa verde?
Para começar a explicar como funciona o bolsa verde, é preciso dizer que ele já esteve em execução antes. Nesse sentido, isso aconteceu em outros anos como no governo de Dilma Rousseff (PT) e, em parte, no governo de Michel Temer (MDB).
Leia mais: Margem social: Confira quem tem direito e entenda o que é
No entanto, o bolsa verde fazia parte do programa Brasil Sem Miséria. Assim, neste período o auxílio chegou a ter mais de 100 mil inscritos. No entanto, a previsão para 2023, é de que o valor do bolsa verde será de R$300, sendo que este montante será distribuído todo trimestre às famílias inscritas no programa, que cumprem com os requisitos para receber o auxílio.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
E como receber o bolsa verde?
Em suma, aquele que receber o bolsa verde, se compromete a:
- preservar a natureza do local que vive;
- auxiliar no processo de monitoramento da área preservada;
- utilizar os recursos naturais da área que vive de modo sustentável.
E além disso, vale destacar que para se inscrever no Bolsa Verde, é necessário estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal. Logo, basta acessar o site do CadÚnico.
Leia mais: Saiu vitória dos aposentados: Valores liberados para saque! Consulte
Quais os impactos do programa no orçamento?
Então, o programa bolsa verde, com nome que lembra o bolsa família do mesmo governo, está previsto no orçamento do Ministério do Meio Ambiente em R$200 milhões destinados ao programa social. E, além disso, se tornou uma prioridade do futuro ministério para o próximo ano.
No entanto, assim como em outros benefícios do Governo federal, pode haver alterações no valor do programa ao longo do ano. Logo, o bolsa verde será realizado pelo MMA, em parceria com ICMBio, Incra e pela Secretaria de Patrimônio da União.
Leia mais: Saiba como aumentar sua aposentadoria com a revisão da vida toda
Confira também
Quer saber tudo sobre o 14º salário do INSS? Então veja esse vídeo!
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!