ALERTA: INSS convoca 4,3 milhões de aposentados e pensionistas para prova de vida

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou que 4,3 milhões de aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios de longa duração serão convocados para realizar a prova de vida anual.

Esta medida visa confirmar a condição de vida dos beneficiários, sendo realizada a partir do início de 2023, por meio de um cruzamento de dados.

No entanto, nos casos em que a identificação não é possível, é necessário que o próprio beneficiário realize a prova de vida. E está acontecendo exatamente isso com vários segurados! Entenda o caso a seguir!

Prova de Vida: Processo e Notificação

ALERTA: INSS convoca 4,3 milhões de aposentados e pensionistas para prova de vida
ALERTA: INSS convoca 4,3 milhões de aposentados e pensionistas para prova de vida (Fonte: Edição / Jornal JF).

A prova de vida é um procedimento realizado para confirmar que os beneficiários de determinados serviços, como aposentadorias, pensões e auxílios, estão vivos e aptos a continuar recebendo esses benefícios.

Leia mais: Precatórios Liberados: Aposentados e Pensionistas do INSS Podem Sacar R$84.720 – Veja Então os Detalhes!

Geralmente, é uma exigência feita por instituições financeiras e órgãos governamentais, como o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), para garantir a autenticidade das transações e evitar fraudes.

Segundo o INSS, a prova de vida é necessária quando não é possível confirmar a existência do beneficiário por meio de bases de dados.

Nestes casos, enviam uma notificação através do aplicativo Meu INSS, Central 135 ou notificação bancária, informando a necessidade de realização da prova de vida. No total, 4.351.557 pessoas nascidas nos meses de janeiro a março estão convocadas para o processo.

Procedimentos e Prazos

Anteriormente, a prova de vida era realizada de forma presencial, onde o beneficiário precisava comparecer pessoalmente a uma agência bancária ou posto de atendimento, apresentando um documento de identificação com foto.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp

No entanto, com avanços tecnológicos, novos métodos vieram implementados, como a prova de vida por biometria facial, que permite aos beneficiários realizar o procedimento de forma remota, mediante aplicativos móveis ou plataformas online.

Os segurados notificados devem realizar a prova de vida através do aplicativo Meu INSS ou no banco onde recebem o benefício. Após 60 dias da notificação, se a prova de vida não vir efetuada, o pagamento pode ter bloqueio.

Leia mais: Contatos apagados do Whatsapp? Aprenda Então a Recuperar com nosso Passo a passo

Comprovantes Aceitos

  • Acesso ao aplicativo Meu INSS ou aplicativos certificados
  • Atendimento em Agência da Previdência Social
  • Recebimento de pagamento de benefício com biometria
  • Realização de empréstimo consignado com biometria
  • Atualização no Cadastro Único (CadÚnico)
  • Realização da prova de vida presencialmente em agências bancárias e unidades do INSS

Mudanças no Procedimento

Anteriormente, a prova de vida era realizada anualmente de forma presencial nas instituições financeiras pagadoras de benefícios.

Leia mais: Serasa acusada de vazamento de dados e terá que pagar indenização – Veja então quem terá direito

Desde 2020, foi introduzida a opção de prova de vida por biometria facial, permitindo que os segurados realizem o procedimento através do aplicativo Meu INSS, utilizando a câmera de seus celulares.

Prova de Vida para Servidores Públicos

Servidores públicos federais inativos e pensionistas da União devem realizar a prova de vida nos aplicativos Sougov.br e Gov.br ou na agência bancária onde recebem o pagamento, durante o mês de seu aniversário.

Veja Também:

PROVA de VIDA 2024: GOVERNO e INSS fazem CHAMADA para REALIZAR – VEJA AGORA QUANDO FAZER! (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extraTenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.