Já imaginou ter o seu benefício do INSS bloqueado misteriosamente? Muitas pessoas não sabem o que pode bloquear o pagamento do INSS, porém, a não realização de procedimentos padrões é um dos principais motivos pelo bloqueio de aposentadoria.
Por muitas vezes essas pessoas não sabem ou esquecem que esses procedimentos existem, e que não fazê-los pode acarretar no bloqueio do salário. Dessa forma, para recuperar os pagamentos, muitos aposentados precisam até mesmo ir a tribunal de Justiça.
Assim, na intenção de evitar dores de cabeça maiores, organizamos esse conteúdo com os dois procedimentos fundamentais do INSS que podem acarretar no bloqueio do benefício. Descubra como eles funcionam e como evitar que o seu pagamento seja suspenso.
Procedimentos do INSS que podem bloquear o pagamento do salário

Como vimos anteriormente, o INSS conta com dois procedimentos fundamentais, e a falta deles pode acarretar bloqueio dos pagamentos. Esses procedimentos servem tanto para evitar fraudes nos pagamentos da autarquia, bem como, para realizar a manutenção da folha de pagamento do Instituto.
Leia mais: Urgente: solicitação de benefício do INSS para menor de 16 anos ficou mais fácil- Entenda
São eles a prova de vida do INSS, e o pente fino do Instituto. Você provavelmente já ouviu falar de ambos por serem procedimentos padrões do Instituto. Todavia, eles passaram por mudanças em 2024 que afetam a forma com que os aposentados realizam o procedimento.
Por isso, muitos beneficiários acabaram esquecendo de realizá-los e, por conta disso, tiveram o pagamento do INSS suspenso. A seguir entenda como cada um funciona e como realizá-los.
CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
Nova prova de vida no INSS
A prova de vida do INSS é um procedimento anual do Instituto. Ela ocorre geralmente na data de aniversário do beneficiário, e o mesmo tem um prazo de até 10 meses para realizar o procedimento.
No entanto, desde o ano de 2023 a prova de vida é responsabilidade do INSS. O procedimento ainda é obrigatório, porém é de responsabilidade do INSS comprovar que o segurado ainda está vivo e pode continuar recebendo os pagamentos.
Leia mais: Calendário de Pagamento do INSS: Datas de Recebimento da Aposentadoria em Abril começa essa semana
Atualmente o INSS cruza dados entre banco de dados com entidades públicas e privadas para saber se o cidadão está ou não vivo. Vale ressaltar que essas informações que o INSS cruza com o seu próprio banco de dados vem a partir de ações que o segurado realiza ao longo do ano.
Para simplificar, toda vez que um aposentado toma uma vacina, por exemplo, o INSS recebe essa informação do banco de dados público do governo e cruza com o seu próprio banco de dados, e assim o Instituto valida a prova de vida daquele beneficiário.
Em nosso blog, você pode achar uma lista de todas as ações que o INSS recebe de outros bancos de dados para validar a prova de vida. É preciso lembrar que é de suma importância que este procedimento seja realizado para que assim o beneficiário possa continuar recebendo os pagamentos normalmente.
Pente-fino do INSS
O pente fino, ao contrário do procedimento da prova de vida, pode ocorrer mais de uma vez ao ano. Nesse ano de 2024 o Instituto prever uma economia de até R$10 bilhões em benefícios cortados da folha de pagamento do INSS.
O pente fino pode ocorrer em aposentadorias, pensões, auxílios temporários e vitalícios, dentre vários outros tipos de benefícios que o INSS paga atualmente. Porém, nessa rodada o INSS estará avaliando os beneficiários do auxílio BPC, seguro-defeso e do auxílio-doença.
Assim, o INSS convoca os beneficiários que precisam realizar o pente fino, que ocorre por meio de perícia médica. O procedimento irá avaliar primeiro o benefício BPC, em segundo o auxílio-doença e por fim o seguro-defeso.
Em nosso blog é possível encontrar mais informações do que é preciso para realizar o pente fino do INSS.
Veja Também: Como realizar a Prova de Vida do INSS!
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!