Uma mudança significativa foi anunciada nesta semana que promete impactar diretamente a vida financeira de aposentados e pensionistas. O Diário Oficial da União publicou a decisão que estabelece novos tetos para as taxas de juros do crédito consignado oferecido a esta população. Segundo a Resolução 1.365, a taxa do crédito tradicional será reduzida de 1,68% para 1,66% ao mês. Além disso, o cartão de crédito consignado também terá sua taxa ajustada de 2,49% para 2,46% ao mês.
Essa mudança significa, na prática, um alívio no bolso dos beneficiários do Instituo Nacional do Seguro Social (INSS) que dependem dessa modalidade de empréstimo. Com as novas taxas, espera-se não apenas facilitar o acesso ao crédito, mas também oferecer condições mais justas e acessíveis. Os bancos têm agora um prazo de cinco dias úteis para se adequarem e começarem a operar com os novos limites impostos.
Por que as Taxas de Juros do Crédito Consignado Foram Reduzidas?
A alteração das taxas foi possível graças à redução da taxa Selic, que é a taxa básica de juros da economia brasileira, atualmente fixada em 10,50% ao ano. Essa queda na Selic influencia diretamente no custo do dinheiro no país, permitindo assim que as taxas de juros para empréstimos caim.
CLIQUE AQUI e receba nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
Impacto da Decisão no Setor Financeiro
O setor bancário, que muitas vezes apresenta resistência a cortes nas taxas de juros, desta vez terá que acatar a decisão governamental. A medida foi aprovada por uma maioria de 11 votos a favor dentro do Conselho Nacional de Previdência Social, mesmo com votos contrários de representantes da área como comerciantes, agricultores e bancos. A principal preocupação desses grupos é a potencial redução na oferta do crédito, o que poderia afetar as operações futuras.
Leia mais: NOVA REDUÇÃO: INSS anuncia diminução nas Taxas de Empréstimos Consignados – NOVAS CONDIÇÕES JÁ!
Benefícios da Chancela a Longo Prazo
Esta não é a primeira vez que as taxas do crédito consignado sofrem cortes. Desde março de 2023, a taxa já passou por várias reduções, alcançando agora seu oitavo corte. Enquanto alguns setores da economia veem com cautela tais medidas, aposentados e pensionistas celebram cada nova possibilidade de acesso a recursos com menor custo.
Leia mais: Projeção Eleições 2026: Novos Líderes da Direita Desafiam Lula! – CONFIRA
A decisão beneficia integralmente também idosos e deficientes de baixa renda beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC), ampliando a possibilidade de acesso ao crédito sob condições mais favoráveis. Com essas mudanças, o governo demonstra uma política de suporte social robusta, atendendo às necessidades de seus cidadãos mais vulneráveis.
- Redução da taxa de crédito consignado tradicional de 1,68% para 1,66% ao mês.
- Decréscimo na taxa do cartão de crédito consignado de 2,49% para 2,46% ao mês.
Leia mais: Projeção Eleições 2026: Novos Líderes da Direita Desafiam Lula! – CONFIRA
Esse é um claro exemplo de como decisões estratégicas podem proporcionar melhorias diretas na vida econômica dos cidadãos, em especial aqueles que dependem de políticas de seguridade social mais eficazes para manter sua qualidade de vida.
Veja Também: GOVERNO LULA vai PAGAR R$ 70 BILHÕES
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!