A gigante do varejo brasileiro, Carrefour, encontra-se diante de desafios financeiros significativos, com uma crise monetária que atinge a marca de R$ 565 milhões. De acordo com os relatórios divulgados, a receita líquida da empresa no último trimestre totalizou R$ 28 bilhões, marcando um leve recuo de 0,3%. Estes números foram tornados públicos na segunda-feira, dia 19.
É fundamental compreender as implicações desse cenário para a empresa, bem como avaliar se há o risco iminente de falência.
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CEO do Carrefour se pronunciou
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Unidades fechadas são apenas 1% da renda do grupo Carrefour
No que diz respeito aos custos relacionados aos fechamentos, a equipe do Carrefour esclareceu que as provisões já foram realizadas no quarto trimestre. Confirme Eric Alencar, diretor financeiro (CFO), “a tempestade já passou nos os efeitos caixa”.
“O que pode vir são ações que não temos conhecimento, mas que geralmente são coisa pequena, ou diferença de preço dos terrenos que vamos vender, daquilo que achamos que vale os terrenos e eles realmente valem”, disse o executivo. “Mas eles valem mais de R$ 400 milhões e com certeza os ganhos com as vendas desses ativos devem cobrir boa parte dos custos dos fechamentos”.
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O CEO Stéphane Maquaire destacou que as unidades fechadas representavam menos de 1% das vendas totais do grupo em 2023. No entanto, ele também ressaltou que as vendas totais do grupo não devem retornar aos níveis prévios após essas mudanças.
Por outro lado, há indícios de melhorias no panorama macroeconômico, com a elevação da inflação alimentar, o que pode impulsionar as vendas nas lojas remanescentes. O Atacadão, principal fonte de resultados do Carrefour, tem enfrentado impactos devido à menor variação de preços.
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“Estamos acompanhando a volta da inflação alimentar e vemos, nos últimos meses, a volta da força do B2B (business to business)”, falou Maquaire. A Inflação baixa – quando não deflação – está impactando o setor de atacarejo, com comerciantes montando menos estoques, sendo que as vendas mesmas lojas caíram na comparação anual. “Estamos sempre atuando, com foco, para manter esses clientes no nosso portfólio”, falou o CEO.
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