Descubra como solicitar e usufruir das vantagens da Carteira do Idoso através do INSS!

A emissão da Carteira do Idoso, um documento cheio de vantagens exclusivas para o único público que pode emiti-la se torna cada vez mais simples. Graças aos avanços tecnológicos é possível obter este documento sem precisar sair de casa, através do aplicativo ou site do INSS.

Estar na melhor idade traz uma série de benefícios assegurados por lei e descritos no Estatuto do Idoso. Estas vantagens incluem descontos em passagens de ônibus interestaduais e uma economia significativa de dinheiro e tempo. Deixe-me te explicar como funciona.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO BLOG JOÃO FINANCEIRA pelo WhatsApp

Por que a carteira do idoso é fundamental?

Carteira do idoso oferece vantagens- Confira quais são. (Fonte: Edição/Notícia de Última Hora)
Carteira do idoso oferece vantagens- Confira quais são. (Fonte: Edição/João Financeira)

A Carteira do Idoso é mais que um documento, é uma garantia: de direitos básicos, de acesso aos benefícios a que têm direito e de simplicidade no dia-a-dia. Frequentemente apresentada na compra de passagens de ônibus, este documento permite um desconto de 50% no valor, representando uma economia significativa para quem escolhe viajar de forma rodoviária.

Leia mais: Como obter Pagamentos Atrasados do INSS: Guia para Beneficiários

Para a sua emissão, são exigidas algumas informações pessoais como nome completo, data de nascimento, RG, CPF e NIS além de um QR Code para validação das informações citadas.

Quem pode ter direito a carteira do idoso?

A emissão deste documento valioso é exclusiva para idosos considerados de baixa renda, ou seja, aqueles cuja renda é de até dois salários mínimos ou R$2640, conforme registado no ano de 2023. Além disso, é obrigatório estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico), uma plataforma fundamental para o acesso aos programas sociais desenvolvidos pelo governo federal.

Leia mais: Beneficiários do INSS: Como Solicitar Seu Auxílio-Doença Online e Saltar a Fila Agora!

Uma vez emitida, a Carteira do Idoso é válida por 2 anos. Durante este período, o titular pode desfrutar das várias vantagens, incluindo viagens interestaduais gratuitas, proporcionadas por este documento.

Como solicitar a carteira do idoso?

A solicitação da Carteira do Idoso pode ser feita em duas etapas simples, acessível e facilitada através do aplicativo ou site Meu INSS. Caso o idoso não tenha acesso à internet, também é possível emitir a carteira no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo, levando consigo um comprovante de renda e uma foto para a identificação. No entanto, isso pode levar um pouco mais de tempo, até 45 dias para o documento estar disponível na agência.

Leia mais: Disponível mais de R$20 mil para beneficiários do INSS com novo Aumento do Salário! Consulte

Em suma, a Carteira do Idoso é um facilitador para a população mais velha, garantindo acessibilidade aos benefícios que estas pessoas tanto merecem e devem usufruir. Portanto, não deixe de solicitar e informe aqueles que você conhece sobre a importância deste documento.

Veja também:

Maior benefício liberado pelo INSS em 2023. (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.