Infelizmente, muitos cidadãos brasileiros enfrentam o desafio de verem seus requerimentos de benefícios junto ao INSS sendo rejeitados. Isso ocorre frequentemente devido a equívocos no preenchimento dos formulários de solicitação disponíveis no portal Meu INSS.
Esses equívocos, muitas vezes simples, poderiam ser facilmente evitados com orientação adequada. Dessa forma, seria possível acelerar o processo de solicitação e conceder os benefícios de forma mais eficaz. Essa situação traz vantagens tanto para o segurado quanto para o INSS, pois o primeiro passa a receber seus benefícios e o segundo reduz as filas de espera e os volumes de processos a serem analisados.
A seguir, apresentamos algumas dicas fundamentais para agilizar o processo de solicitação de benefícios junto ao INSS.
Por que os benefícios no INSS são indeferidos?
Com frequência, os requerimentos de benefícios do INSS são rejeitados devido a imprecisões no preenchimento dos formulários durante o processo inicial de solicitação. Isso significa que a falta de informações essenciais pode atrasar o processo de aposentadoria de um indivíduo.
Por exemplo, existem casos em que o cidadão esquece de preencher o número da carteira de identidade ou do CPF. Também há situações em que o trabalhador não informa a data de afastamento do trabalho em casos de pedido do benefício por incapacidade (antigo auxílio-doença).
Leia mais: Veja o Calendário de Pagamento da Aposentadoria de Março – Não Perca as Datas!
A falta de comprovação de período de recolhimento das contribuições previdenciárias é outro fator de indeferimento da aposentadoria e da pensão por morte. Portanto, são dados simples que na sua ausência podem causar muita dor de cabeça para o cidadão.
Garantir o preenchimento adequado do requerimento inicial pode prevenir que a solicitação de concessão seja considerada incompleta ou recusada pelo Instituto Nacional do Seguro Social. Portanto, é fundamental dedicar atenção a esse processo para alcançar resultados favoráveis.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS DE ÚLTIMA HORA pelo WhatsApp
Como agilizar a concessão dos benefícios do INSS?
Para otimizar o processo de concessão de benefícios pelo INSS, ou seja, garantir a liberação dos pagamentos logo na primeira tentativa, é imprescindível prestar muita atenção ao preencher o requerimento inicial do pedido.
Em primeiro lugar, é essencial separar toda a documentação exigida antes de começar o processo no site ou app Meu INSS ou, ainda, no número 135. Dentre os documentos requeridos na aposentadoria por tempo de contribuição, por exemplo, estão o CPF, a carteira de identidade, entre outros.
Leia mais: Concurso Caixa Econômica 2024 – Mais de 4 mil vagas com salário de até R$ 14 mil
Além disso, no momento de anexar a documentação obrigatória para concessão do benefício no Meu INSS, o trabalhador ou trabalhadora precisa ter atenção no processo de digitalização para que os documentos estejam legíveis. Assim como é necessário enviar o anexo correto.
Essas orientações são aplicáveis a todos os tipos de benefícios, incluindo aposentadorias, pensões por morte, benefício por incapacidade, salário-maternidade, entre outros. Além disso, é importante ressaltar que o processo de análise dos dados preenchidos e da documentação enviada geralmente leva em média 45 dias corridos.
Veja Também: Saiba quais aposentados precisarão fazer declaração do IR 2024
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!