Os empréstimos consignados sofreram mudanças. Afinal, com a aprovação da Lei 14.431, algumas gerações foram precisas para que a margem de crédito aumentasse.
Entretanto, a notícia não foi uma das melhores que os segurados do INSS receberam. Mas essa pode ser a solução para o não endividamento. Acompanhe e entenda o que houve de alteração.
Novas regras para os empréstimos consignados
Os aposentados, pensionistas e beneficiários do BPC tiveram 5% a mais de porcentagem, liberados para realizar empréstimos consignados. Portanto, ao invés de 40% agora eles têm 45%.
Leia mais: Saiu agora: Decreto com regras do empréstimo do Auxílio Brasil
Sendo assim, a divisão de porcentagem ficou da seguinte forma:
- 35% para a liberação de crédito pessoal;
- 5% para uso exclusivo no cartão de crédito consignado;
- 5% para uso exclusivo no cartão benefício.
Mas para os beneficiários do Auxílio Brasil, a margem de crédito consignado é diferente. Ela é de 40%, exclusiva para contratação de empréstimo consignado.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
O que aconteceu com as linhas de crédito consignado?
Antes da assinatura da lei 14.431, havia um limite de até 9 linhas de crédito para empréstimos consignados. Portanto, aposentados e pensionistas não poderiam ultrapassar esse número de contratações.
Leia mais: Vitória: Representante legal do BPC/Loas pode fazer Empréstimo Consignado
Sendo assim, na época, mesmo se o beneficiário não tivesse atingido os 35% da margem, mas obtivesse as 9 linhas de crédito, não poderia solicitar mais empréstimos consignados. Porém, esse número de linhas agora foi extinto.
Para que houvesse a assinatura do presidente Jair Bolsonaro, uma das alterações do texto original foi a extinção de 9 linhas de crédito.
Como fica para solicitar empréstimos consignados?
O aposentado, pensionista e beneficiário BPC pode contratar empréstimo consignado normalmente. Porém, vão usar somente uma linha de crédito com a margem de 45%.
Leia mais: Bolsonaro assina DECRETO: Dinheiro chegando para todo Brasil
João Adolfo foi até Brasília para falar sobre esse tema. Deixou claro o problema que era manter esse número alto de linhas de empréstimos consignados, afinal, os bancos acabavam fazendo manobras para aprisionar os beneficiários em dívidas.
O fim dos empréstimos consignados, ou seja, das 9 linhas de crédito, dá mais liberdade ao aposentado, pensionista e beneficiário BPC para negociar. Além disso, eles não ficam reféns dos bancos.
Se você precisa solicitar crédito consignado, conte com a João Financeira. Há 18 anos estamos ao lado dos aposentados e pensionistas para ajudá-los a terem maior poder de compra e negociação.
Clique aqui e fale com um de nossos especialistas.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!