Triste notícia! O aumento da margem dos empréstimos consignados acaba em julho. Veja a situação da medida.
No dia 17 de Março deste ano o Presidente Jair Bolsonaro assinou a Medida Provisória 1.106/22, que liberou o aumento da margem dos empréstimos consignados. A medida é um modo de injetar dinheiro na economia.
Desse modo, o valor aumentado da margem incentiva a população que pode se beneficiar do empréstimo consignado. Pois, com o valor da margem maior o valor do empréstimo também será maior.
Sendo assim, a medida impulsiona o requerimento de empréstimo. Logo com o dinheiro a mais na conta, a pessoa poderá ter tranquilidade em gastar com produtos e serviços do mercado, viagens e até mesmo para quitar outras dívidas.
Neste sentido, a MP estabeleceu o aumento da margem consignável de 35% para 40%. No entanto, a MP está para acabar. Isto porque, a medida provisória é válida por 60 dias e pode ser prorrogada uma única vez pelo mesmo tempo.
Ocorre que a MP do aumento da margem dos Empréstimos consignados foi prorrogada em maio pelo Congresso Nacional. Dessa forma, a margem no valor de 40% só será válida até o 15 de julho.
O que é margem consignada?
A margem consignável é um freio, ou seja, um limite de quanto do salário mensal do devedor pode ser comprometido pelo empréstimo consignado.
A margem evita o endividamento em bola de neve do devedor. Isto porque, evita que o beneficiário do empréstimo consignada comprometa toda sua renda com o pagamento de dívidas.
Atualmente valor oficial da margem é de 35%. Esse é o valor estabelecido em lei.
Neste sentido, a MP criou a flexibilização do valor da margem. Aumentando o índice de 35% para 40%. Por fim, quando acabar a validade da MP, o valor da margem de 40% voltará para o valor de 35%.
O que são os empréstimos consignados?
O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito pessoal que desconta o valor do pagamento da dívida diretamente do salário do devedor.
Isto porque, como o valor do empréstimo é retido diretamente pela fonte pagadora do salário do devedor, apenas os órgãos públicos como o INSS tem autorização para tal. Ademais, o empréstimo consignado é a modalidade de crédito pessoal com a menor taxa de juros do mercado.
Assim, o credor tem a garantia que crédito será pago, devido ao modo como é feito o desconto do pagamento do empréstimo e assim é possível que os encargos sejam menores. O valor da margem em 40% possibilita mais empréstimos e empréstimos com valores mais altos.
Portanto, é uma oportunidade de conseguir um crédito maior e conseguir comprar o carro dos sonhos ou até mesmo utilizar naquelas contas atrasadas.
O novo aumento vence no dia 15 de Julho. Portanto para que ela vire uma lei tem que ser votada.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Assim, agora que você sabe sobre os empréstimos consignados receba todas nossas informações todos os dias de forma gratuita! Então nos siga em nossas redes sociais:
ENTÃO CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM DO BLOG!
EM SEGUIDA CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK DO BLOG!
Dica extra: tenha todas as informações sobre o INSS e de forma rápida sem precisar ler as notícias e mais: clique aqui, se inscreva e então se preferir, assista!
Veja Também:
Comissão libera margem social para aposentados!
Saque extraordinário do FGTS: DINHEIRO liberado – confira
Aumento da margem consignável vai acabar! Veja agora