Estar com o nome sujo, pode gerar várias consequências, entre tantas consequências pode fazer não ter direito em receber o Auxílio Brasil! Confira agora como regularizar o CPF:
O Cadastro de Pessoa Física (CPF), é então um dos documentos mais importantes para os brasileiros. Desse modo, é de extrema importância que este, esteja em uma situação regular. Aqueles que possuem alguma irregularidade no seu nome, pode ficar impedido de realizar algumas ações básicas, como por exemplo, ser contemplado pelo Auxílio Brasil.
Confira abaixo, como consultar se seu CPF está regularizado e caso não, de como regularizar este para não sofrer então com as consequências.
Viu isso? Pagamento do INSS de SETEMBRO já tem calendário definido; veja quando recebe
Como saber se o CPF está regular?
Para consultar se você está com o nome regular, pode acessar o próprio site da Receita Federal. Basta somente inserir o seu CPF e a data de nascimento, além disso, clique em “não sou um robô” e então consulte.
Além dessa alternativa, a consulta pode também ser feita por meio do aplicativo CPF digital pelo seu celular, que está disponível para Android e iOS. Após de clicar em consulte, deve mostrar alguma das seguintes opções, mostrando como está a atual situação:
- Regular;
- Pendente de regularização;
- Suspenso;
- Titular falecido;
- Cancelado.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Situação regular:
Caso mostrar esta opção, deve verificar as informações se estão corretas, para dessa forma, evitar uma suspensão futura. Caso ter alguma divergência, pode então ser feita por meio de uma página específica também da Receita Federal.
Pendente de regularização:
Caso aparecer esta opção, acaba significando que então o contribuinte acabou deixando de entregar alguma Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física nos últimos cinco anos, no qual, era então obrigado a enviar.
Neste caso, para regularizar o CPF, é preciso enviar a declaração do IR que esteja pendente. Por meio da conta gov.br, você consegue então verificar a declaração que está pendente.
Suspenso:
Nesta situação, quer dizer que o seu cadastro se encontra incorreto ou incompleto, caso não tenha pendência de entregas de declarações de IR. Para regulariza seu CPF nesta situação, basta acessar o site da Receita.
Se porventura o sistema acabou gerando um protocolo de atendimento, torna-se necessário enviar alguns documentos para a Receita. O envio pode ser realizado por e-mail, para o endereço que corresponde então ao estado do contribuinte:
- DF, GO, MT, MS e TO: [email protected]
- AC, AM, AP, PA, RO e RR: [email protected]
- CE, MA e PI: [email protected]
- AL, PB, PE e RN: [email protected]
- BA e SE: [email protected]
- MG: [email protected]
- ES e RJ: [email protected]
- SP: [email protected]
- PR e SC: [email protected]
- RS: [email protected]
- Exterior: [email protected]
Titular falecido:
Caso mostre isso, quer dizer que acabou sendo informado à Receita Federal, que o titular do CPF, veio falecer. Caso seu CPF, acabou sendo enquadrado de forma indevida nesta situação, sendo necessário agendar então um atendimento em alguma unidade da Receita Federal.
Cancelado:
Esta opção, só é mostrada quando o CPF acabou sendo então cancelado em caso de duplicidade ou decisão de processo. Caso o seu CPF acabou sendo enquadrado nesta situação, agende um atendimento na Receita Federal para regularizar.
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!