Por meio de um estudo realizado pelo Instituto Fome Zero (IFZ) divulgado na última segunda-feira, dia 11 de março, foi possível avaliar que cerca de 13 milhões de pessoas deixaram de passar fome no Brasil nos anos de 2022 e 2023. Veja mais detalhes sobre essa iniciativa aqui!
Estudo aponta queda da Fome no Brasil

Conforme o estudo feito, no decorrer do primeiro semestre de 2022, 33 milhões de indivíduos estavam dentro da zona da fome no país, assim, no final do mesmo ano, o número de pessoas diminuiu para 28 milhões. Em 2023, ao longo do primeiro ano do governo do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o número caiu mais uma vez para 20 milhões.
De acordo com o IFZ, outras 20 milhões de pessoas superaram a insegurança alimentar moderada em um período de dois anos. No começo de 2022, esse grupo totalizava 65 milhões, mas até o término de 2023, reduziu-se para 45 milhões.
Em um período de dois anos, a população atingida pela insegurança alimentar grave e moderada no Brasil diminuiu em 30%. Segundo o IFZ, a taxa de insegurança alimentar havia aumentado de 20,6% para 32,8% entre 2018 e 2021. Desde então, houve uma redução e chegou a 28,9% em 2023.
É crucial destacar que a estimativa apresentada no estudo é preliminar e deve ser considerada como uma análise do cenário atual da insegurança alimentar no Brasil, juntamente com seus indicadores macroeconômicos. Os indicadores apontam para uma estabilidade nos fatores que determinam a insegurança alimentar, indicando um possível início de redução na prevalência desse problema.
CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
Fome no Brasil
O estudo foi encomendado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) e comparou dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Leia Mais: Pagamento Extra de R$ 20.700 Liberado pelo INSS para Aposentados e Pensionistas – Entenda como sacar
De acordo com o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, o Bolsa Família não é apenas uma transferência de renda, mas sim uma política que impacta diretamente na vida das pessoas.
Ele afirma: “Com o novo Bolsa Família, adotamos um modelo de transferência de renda que considera o tamanho e a composição familiar. Em famílias com crianças, o valor per capita é maior. Como resultado, as pessoas estão recuperando o acesso a alimentos de qualidade.”
Em 2023, Lula lançou o programa Brasil Sem Fome, com o propósito de retirar o país do Mapa da Fome até 2030 e reduzir para menos de 5% o percentual de domicílios em situação de insegurança alimentar grave.
Veja Também: APROVADO em 2024: NOVOS DIREITOS dos IDOSOS + Direitos + VANTAGENS e Benefícios
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!