Importante: Datas do 13º Salário do INSS Disponíveis – Veja Quando Sacar!

Preparem-se, pois o tão aguardado pagamento do 13 salário aos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está chegando, trazendo mais um calendário de pagamentos para o ano de 2024, bem como um alívio e um impulso financeiro no bolso do beneficiário bem-vindo no segundo semestre deste ano.

Diferentemente do ano passado, quando o governo federal adiantou os repasses para maio e junho, o calendário para 2024 segue uma programação diferente. Os repasses, que totalizaram cerca de R$ 62,7 bilhões e beneficiaram aproximadamente 32,5 milhões de pessoas, estão programados para cair em duas parcelas, conforme o padrão usual.

Após a revista Valor questionar o instituto, o INSS esclareceu que, atualmente, não há previsão de antecipação para este ano. Portanto, conforme o planejado até o momento, as duas parcelas do décimo terceiro serão pagas nos meses de novembro e dezembro, respectivamente. Confira a seguir o dia em que você receberá e mais detalhes a respeito da matéria.

Pagamento do 13 salário

O abono, conhecido como 13º salário, é uma gratificação adicional concedida aos segurados e dependentes da Previdência Social. Para ter direito a esse benefício, é necessário ter recebido ao longo do ano algum auxílio do INSS, como: benefício por incapacidade temporária, auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte ou auxílio-reclusão.

Leia mais: Casos de dengue disparam em todo o Brasil – Veja como se prevenir

O valor total pago a cada indivíduo tem como base para o cálculo a renda mensal do benefício do mês de dezembro. Dessa forma, o pagamento é dividido em duas parcelas: a primeira, em novembro, corresponde a até 50% do valor do benefício daquele mês; e a segunda, em dezembro, é a diferença entre o valor total do abono anual e o da primeira parcela já com os descontos do imposto de renda. É importante destacar que o décimo terceiro é pago junto com o benefício mensal, proporcionando um apoio financeiro significativo aos beneficiários.

CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp

Calendário pagamento 13 salário INSS

Datas do novo calendário de pagamento do 13 salário do INSS.
Datas do novo calendário de pagamento do 13 salário do INSS. (Fonte: Edição / Jornal JF).

O calendário de pagamento do 13º salário do INSS, conforme mencionado anteriormente, está agendado para cair na conta dos beneficiários na data habitual de pagamento. Portanto, os beneficiários do INSS podem verificar acima o dia em que receberão o pagamento.

Leia mais: Santos assume liderança do Paulistão após vitória contra o Guarani – Confira

É importante destacar que o valor do 13º salário vai cair junto com o pagamento mensal, conforme o valor habitual do benefício.

Quem pode receber o pagamento do 13º salário dos aposentados?

O depósito do abono natalino está programado para cair na conta dos seguintes beneficiários: 

Leia mais: FERIADO DE CARNAVALÉ? Entenda o que diz a lei 

  • beneficiários do INSS que ao longo do ano tenham recebido auxílio por incapacidade temporária;
  • beneficiários do auxílio-acidente;
  • aposentadoria;
  • pensão por morte ou auxílio-reclusão.

Tem como antecipar o décimo terceiro de 2024?

Sim, é possível antecipar o pagamento do 13º salário do INSS para o mês de interesse. Entretanto, é crucial entender que essa prática não é realizada pelo INSS em si.

Na realidade, são os bancos que oferecem a opção de antecipação do 13º salário do INSS. Geralmente, eles entram em contato com os clientes aposentados e pensionistas, apresentando essa oportunidade. No entanto, é importante frisar que essa antecipação se trata, na verdade, de um empréstimo.

Leia mais: Revisão do CadÚnico Corta Benefícios para 1,7 milhão de pessoas

De fato, os bancos disponibilizam um pagamento semelhante ao 13º salário, mas não informam que se trata de um empréstimo. Ao contrário dos empréstimos consignados, as taxas de juros deste crédito são semelhantes às do empréstimo pessoal, ou seja, mais elevadas, o que pode resultar em endividamento para os beneficiários.

Portanto, antes de optar pela antecipação com um banco, é fundamental considerar cuidadosamente a situação. Esteja ciente de que o valor precisará voltar ao banco com juros substancialmente mais altos, o que pode levar a complicações financeiras. Analise bem as circunstâncias antes de buscar auxílio em uma instituição financeira.

Veja Também:

SAIU AGORA NOVIDADE: 13° salário ADIANTADO para APOSENTADOS? + ENSINAMENTOS  (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista