O julgamento da Revisão da Vida Toda do INSS foi adiado várias vezes, mas a esperança é que hoje (20/03) seja retomado o processo de análise do STF (Supremo Tribunal Federal). Essa revisão é muito importante para os segurados do INSS, pois impactará no cálculo do benefício tanto de quem já recebe quanto de quem ainda vai pedir a aposentadoria, por exemplo.
Por isso, aposentados do INSS esperavam ansiosamente pela decisão do STF, especialmente aqueles que estão com ação judicial em andamento na justiça contra o INSS. Com a aprovação da revisão, os segurados terão a oportunidade de optar por incluir todas as contribuições feitas ao longo de sua vida laboral no cálculo do benefício. Isso pode implicar em reajustes que podem fazer diferença na renda de muitos idosos no Brasil.
Continue lendo e veja mais informações sobre o julgamento da Revisão da Vida Toda.
Quando será o julgamento da Revisão da Vida Toda?
Aposentados do INSS aguardam ansiosos desde 2022 para que aconteça o julgamento da Revisão da Vida Toda pelo STF. Isso porque o resultado positivo pode impactar diretamente as finanças de muitos idosos que recebem apenas um salário mínimo por mês, pois essa revisão propõe que as contribuições e salários recebidos antes de 1994 também sejam usados como base de cálculo do benefício.
Leia mais: Revisão do INSS: Confira Já Como Pode Aumentar o Valor da Sua Aposentadoria – Veja as Dicas!
É importante destacar que em 2022 a Revisão da Vida Toda foi aprovada pelo STF, mas o INSS e a Advocacia-Geral da União (AGU) entraram com recursos para bloquear essa decisão. Por isso, é preciso que seja feita outra avaliação do tema pelo Supremo. Esse julgamento já foi remarcado algumas vezes, mas hoje (20/03) os ministros esperam dar início ao processo.
Atualmente existem mais de 4.319 processos parados aguardando o resultado desse julgamento para dar seguimento. São aposentados ansiosos pelo recálculo de seus benefícios para que tenham uma vida financeira mais tranquila. Sem contar as pessoas que pretendem pedir a aposentadoria e podem se favorecer dessa decisão também.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS DE ÚLTIMA HORA pelo WhatsApp
Entenda o que é a Revisão da Vida Toda
Como mencionado anteriormente, a Revisão da Vida Toda do INSS propõe que quem decida se aposentar possa escolher utilizar como base de cálculo do benefício todas as contribuições e salários de toda vida de trabalho, inclusive as que foram realizadas antes de 1994. Isso porque muitos segurados tiveram seus benefícios calculados com base em apenas uma parcela das suas contribuições, sendo que muitas vezes as maiores foram descartadas, deixando o valor do benefício menor do que a pessoa tinha direito.
Por exemplo, tem um caso que está na justiça na qual a aposentada poderia ter um reajuste de 31,79% no benefício caso fosse levada em consideração a Revisão da Vida Toda. Portanto, se a revisão for aprovada e as aposentadorias do INSS com falhas forem recalculadas, estima-se que os pagamentos retroativos possam chegar a R$ 100 mil.
O que essa revisão muda na vida dos beneficiários?
Com a Revisão da Vida Toda do INSS, os aposentados prejudicados poderão ter seus benefícios recalculados, o que pode resultar em uma aumento significativo de sua renda mensal, bem como no recebimento dos pagamentos atrasados. Isso pode impactar muito na vida financeira de muitos idosos brasileiros.
Leia mais: Dólar passou dos R$5 pela primeira vez desde o mês de outubro- Confira os impactos
Além disso, essa revisão também será benéfica para os próximos pedidos de aposentadoria e pensão por morte. Isso porque essa decisão abre precedentes para que outras pessoas possam usar as contribuições da vida toda no cálculo do seu benefício do INSS. Portanto, o julgamento de hoje poderá mudar a vida de muitos segurados do país.
Veja Também: Confira as últimas notícias do 13º Salário do INSS
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!