Lista Oficial: Quem Deve Realizar a Prova de Vida INSS em 2024? Confira Agora!

A Prova de Vida é uma etapa crucial que tem como objetivo confirmar a existência de um cidadão. Com isso, previnem possíveis fraudes no recebimento do benefício previdenciário concedido pelo INSS.

Diante da digitalização e das frequentes mudanças, muitas dúvidas ainda persistem sobre esse processo essencial. Este artigo busca esclarecer quem precisa obrigatoriamente realizar a Prova de Vida, além de fornecer outras informações relevantes. Por isso, continue lendo!

Entendendo a Prova de Vida

Lista Oficial: Quem Deve Realizar a Prova de Vida INSS em 2024? Confira Agora!
Lista Oficial: Quem Deve Realizar a Prova de Vida INSS em 2024? Confira Agora! (Fonte: Edição / Jornal JF).

A Prova de Vida tem a finalidade de confirmar que um cidadão está vivo, garantindo, assim, a continuidade do recebimento do benefício previdenciário.

Leia mais: Possível Aumento de 25% no Salário dos Aposentados – Então confira quem tem direito AGORA e se surpreenda!

Essa prática, solicitada periodicamente pelo Governo Federal, visa prevenir fraudes e assegurar a legitimidade dos pagamentos do INSS.

Quais Grupos Precisam Realizar a Prova de Vida do INSS de Forma Obrigatória?

Todos os beneficiários do INSS são obrigados a realizar a Prova de Vida para assegurar a manutenção dos pagamentos e evitar a suspensão do benefício.

Essa medida, implementada para reduzir fraudes, trouxe consigo novas regras visando oferecer mais conforto aos segurados, especialmente àqueles com dificuldades de locomoção.

Leia mais: Calendário Abono Salarial PIS/PASEP 2024 Liberado! Assim, confira Agora as Datas de Pagamento!

Como Realizam A Prova de Vida em 2024?

Conforme uma portaria recente do INSS, o comparecimento presencial à agência bancária ou ao órgão não é mais obrigatório, tornando-se opcional.

Além disso, a responsabilidade de cruzar dados para a Prova de Vida passou a ser do instituto, que utilizará informações de outros órgãos públicos. Esse cruzamento considerará as movimentações nos 10 meses seguintes ao último aniversário do segurado.

Se o INSS não conseguir realizar a Prova de Vida por meio do cruzamento de dados, o procedimento presencial não exigirá o deslocamento do segurado até uma agência.

O próprio instituto providenciará meios para que a Prova de Vida seja feita por entidades conveniadas, parceiras ou pelos próprios bancos responsáveis pelos pagamentos dos benefícios, oferecendo um prazo adicional de 60 dias. Entretanto, ainda há a opção de realizá-la manualmente, caso o segurado prefira.

Como Verificar se a Prova de Vida Foi Realizada?

A portaria também prevê meios de verificar a data da última Prova de Vida. O beneficiário pode obter essa informação ligando para o telefone 135 ou acessando o portal Meu INSS, seja pelo aplicativo ou pelo site.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIA de Última Hora pelo WhatsApp

Essas alternativas garantem ao beneficiário o acompanhamento seguro e transparente do processo, oferecendo comodidade e segurança.

Como Realizar A Prova De Vida do INSS em 2024?

É importante destacar que existem duas modalidades para realizar a Prova de Vida manualmente: presencialmente ou de maneira digital, utilizando o aplicativo Gov.br.

Na abordagem presencial, é necessário comparecer ao balcão de atendimento do órgão pagador ou a um terminal de atendimento do banco pagador, como um caixa eletrônico.

Também é possível agendar o atendimento para ir à agência do INSS, sendo o agendamento realizado por meio da Central de Atendimento, no telefone 135, ou pelo portal Meu INSS.

Já pela opção digital, o processo é realizado por meio do reconhecimento facial, proporcionando praticidade e eliminando a necessidade de deslocamento até agências bancárias.

Leia mais: STF libera Pagamento de R$ 95 bilhões em precatórios do INSS! Veja quem recebe

Para realizar da maneira digital:

  1. Acesse o aplicativo Gov.br e selecione “Entrar com gov.br”.
  2. Insira o número do seu CPF e clique em “Continuar”.
  3. Informe sua senha de acesso (a mesma utilizada em todas as plataformas do Governo Federal) e clique em “Entrar”.
  4. Na página inicial, escolha “Prova de Vida”.
  5. Na página “Histórico de prova de vida”, clique em “Prova de vida pendente” para iniciar o procedimento.
  6. Selecione “Fazer reconhecimento facial” e siga as instruções, como aproximar ou afastar o rosto da tela.
  7. Ao final, o status da Prova de Vida deverá indicar “Autorizado”.

Veja Também:

Governo VAI LIBERAR a MARGEM SOCIAL em 2024? Quem tem Direito? SAIBA a VERDADE (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extraTenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.