A dúvida sobre a possibilidade de um representante legal de um beneficiário do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) se aposentar não é rara. Muitos se questionam se ao assumir essa posição, o representante perde o direito a benefícios proporcionados pelo INSS, como a aposentadoria.
Continue lendo e confira!
A resposta é: não há impedimento.
Dessa forma, um representante legal de um beneficiário do INSS pode sim receber aposentadoria. Porém, existe uma situação específica que pode gerar complicações para o beneficiário: no caso do recebimento de um benefício assistencial (Benefício de Prestação Continuada, ou BPC), é necessário observar a renda do grupo familiar na qual o beneficiário está inserido.
De acordo com a legislação vigente, a soma dos ganhos dos membros desse grupo não pode ultrapassar ¼ do salário mínimo por pessoa. Se isso acontecer, o beneficiário corre o risco de ter o BPC suspenso.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Quais membros compõem o grupo familiar?
Segundo a legislação, fazem parte deste grupo o cônjuge ou companheiro, pais, a madrasta ou padrasto (na ausência da figura materna ou paterna), os irmãos solteiros, filhos e enteados solteiros, e menores tutelados.
Leia em seguida: Beneficiários do INSS: Crédito Extra Disponível – Confira Já! Veja aqui
Nota-se, então, que noutras circunstâncias, a condição de representante legal não impede que a pessoa exerça atividade remunerada com carteira assinada e se aposente na sequência.
O alcance da renda familiar
Vale ressaltar que a renda do representante legal só será considerada no cálculo da renda per capita do grupo familiar se o mesmo residir com o beneficiário e fizer parte do grupo familiar conforme a relação anterior.
Leia em seguida: 4 dívidas que idoso não precisa pagar – Veja a seguir a lista completa e não perca! Mantenha-se atualizado
Por exemplo, se o representante legal for casado, mesmo vivendo na mesma residência, a renda dele não será contada para efeitos de cálculo da renda familiar do beneficiário.
Benefício assistencial
Ao contrário dos demais benefícios do INSS, o benefício assistencial não exige contribuições previdenciárias para que seja concedido.
Leia em seguida: Aposentados Anteriores a 2008 Terão Aumento de Salário – Revisão Aprovada pelo STF! Veja mais informação! Confira
Esse tipo de benefício, também chamado de BPC/Loas, é destinado a idosos com mais de 65 anos e a pessoas com deficiência, desde que comprovem baixa renda. O principal requisito é ter inscrição no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal e renda familiar de até ¼ do salário mínimo por pessoa.
Para mais informações, visite o site oficial do INSS.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.