A nova carteira de identidade digital já é realidade. De acordo com o Decreto nº 10.977 de 23 de fevereiro de 2022, o novo documento adota o número do CPF como registro geral. Portanto, a emissão dela vai começar a ser feita agora em agosto. Afinal, os institutos de identificação têm um prazo para se adaptar à mudança.
É importante ressaltar que não há um órgão específico para emitir esse novo documento. Sendo assim, ele a emissão continua sendo pelas Secretarias de Segurança Pública e outros órgãos estaduais. Continue acompanhando e saiba como ter a sua nova identidade.
Mudanças da nova carteira de identidade digital
A partir de agora, a nova carteira de identidade digital tem a validade de 10 anos. Entretanto, os documentos de idosos com 60 anos ou mais são aceitos por até uma década. Para esse mesmo público, o documento continua valendo por tempo indeterminado.
Leia mais: Nova carteira de identidade digital começa a ser emitida; CONFIRA
Segundo o Governo Federal, o novo documento de identidade também pode ser usado como identificação para viagem. Afinal, será incluído na carteira de identidade um código de padrão internacional, o MRZ, que é usado em passaporte.
Uma das principais mudanças do novo documento é a segurança individual. Afinal, ele é considerado o mais seguro para toda população. Isso porque ele vai permitir a validação eletrônica via QR Code, mesmo sem internet. Além de ser algo único para qualquer finalidade.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp

Estados que emitem o novo RG
Há estados que ainda estão em fase de adaptação para a nova carteira de identidade digital. Portanto, não são todos que emitem imediatamente o documento.
Leia mais: Rio Grande do Sul começa emitir nova carteira de identidade; veja como funciona o cadastro
Entretanto, já há estados que emitem o novo registro, veja quais são:
- Acre;
- Distrito Federal;
- Goiás;
- Minas Gerais;
- Pará;
- Pernambuco;
- Rio Grande do Sul;
- Santa Catarina.
Quando solicitar a nova carteira de identidade digital?
As primeiras emissões da nova carteira de identidade digital começam a ser feitas no dia 4 de agosto. Ela será gratuita e todos os institutos de identificação têm até o dia 6 de março de 2023 para se adaptar à mudança.
Leia mais: Nova carteira de identidade começa a ser emitida HOJE!
Inicialmente, somente os cidadãos que estiverem com as informações no CPF de acordo com as suas certidões é que poderão ter o documento. Portanto, os que ainda não tiverem CPF ou com as informações erradas, devem recorrer aos canais de atendimento on-line da Receita Federal para resolver a situação.
Vale lembrar que, futuramente, os órgãos de identificação civil farão novas inscrições e atualizações no CPF.
Por enquanto, você ainda pode usar o seu documento de identidade físico. Afinal, o Governo Federal deu um prazo de até 10 anos para que fosse aderida a identidade virtual. As pessoas com 60 anos ou mais podem continuar usando o documento físico.
A carteira de identidade digital é feita pela Secretaria de Segurança Pública de cada estado e Distrito Federal. Portanto, basta procurar o órgão para saber se o mesmo já está emitindo o documento. Caso a resposta seja positiva basta apresentar a certidão de nascimento ou casamento para obter a sua.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Leia também:
- Você tem mais de 60 anos? Receba 5 benefícios garantidos em lei que você não sabia
- INSS: SAIU NOVA DATA + NOVO VALOR para todos os APOSENTADOS
- Pagamento foi liberado para todos do INSS, Confira as datas
- INSS liberou grana extra para aposentados; Consulte se seu nome está na lista
- Aposentados tem novo cartão de crédito aprovado pelo Congresso
- INSS: Revisão da vida toda Últimas notícias