Prezados beneficiários do INSS: é importante estar atento, pois o INSS realiza o pente fino de benefícios ao longo deste ano de 2024. Estamos aqui para orientá-los sobre como garantir a proteção de sua renda e evitar qualquer interrupção indesejada em seus pagamentos.
Pente fino do INSS de 2024, como se prevenir.
De acordo com dados, cerca de 4 milhões de beneficiários do INSS devem realizar a prova de vida neste ano de 2024. Com isso, quem não realizar esta ação terá o seu benefício do INSS cortado, porque a prova de vida serve para comprovar que você ainda está vivo. Dessa forma, ainda possui direito de receber seu pagamento mensal do INSS.
Caso a prova de vida não seja realizada, o INSS acaba confirmando que você não se encontra mais com vida, com isso, ele corta o seu benefício para evitar pagamentos indevidos. Assim está sendo realizado no início deste ano de 2024 um novo pente fino pelo INSS.
O INSS está notificando os brasileiros que acabaram ficando com a prova de vida pendente, ou seja, já faz mais de um ano que não realizam essa ação. Atualmente já temos 4 milhões de beneficiários que foram notificados que devem realizar a prova de vida, com isso, esses brasileiros correm o risco de perder seu benefício.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO JORNAL JF pelo WhatsApp
A prova de vida não é automática?
Efetivamente, o processo de prova de vida está agora automatizado, utilizando o cruzamento de dados governamentais. Isso significa que, se você recebeu uma vacinação em um centro de saúde público, interagiu com seu aplicativo Meu INSS (com um cadastro de nível ouro), optou por empréstimos consignados com autenticação biométrica ou mesmo recebeu atendimento em uma unidade do SUS, sua prova de vida será considerada como realizada.
No entanto, se você não teve nenhum registro em bases de dados governamentais, como a ausência de vacinação ou ações mencionadas acima, o INSS pode não reconhecer que você está vivo.
Leia mais: Lei do Superendividamento: Proteção e Renegociação de Dívidas para Segurados do INSS
Prazo para realizar o pente fino do INSS 2024:
Aqueles aposentados ou beneficiários do INSS que foram notificados para realizar a prova de vida, tem o prazo de até 60 dias para realizar esta ação. Com isso, se você foi notificado e não quer perder o seu benefício do INSS, acesse agora o seu aplicativo Meu INSS e confira se você tem o cadastro ouro, dessa forma, você já comprova que está viva.
Leia mais: Aposentados do INSS Receberão Valiosa Quantia em Pagamentos Judiciais
Se preferir, uma alternativa é dirigir-se a uma agência do INSS e verificar se é necessário atualizar seus dados. Essa também é uma forma de realizar a prova de vida e garantir que seu status de beneficiário seja mantido.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
Anuncios