PROVA DE VIDA 2024: mais de 4 milhões de beneficiários do INSS podem ter o pagamento suspenso – entenda

Inúmeros segurados podem ter benefício suspenso por falta de Prova de vida 2024. Afinal, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) convoca 4.351.557 aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios de longa duração para realizar a prova de vida, também conhecida como comprovação de vida. Desde 2023, o INSS é responsável por fazer essa verificação por meio do cruzamento de informações com outros órgãos.

No entanto, cerca de 4,3 milhões de beneficiários nascidos entre janeiro, fevereiro e março não foram encontrados em nenhuma base de dados. Portanto, estão sendo notificados por meio do aplicativo Meu INSS, pelo número 135 ou por notificação bancária.

Prazo Prova de vida 2024

Segurados do INSS são convocados para fazer prova de vida 2024
Segurados do INSS são convocados para fazer prova de vida 2024 (Fonte: Edição / Jornal JF)

Os beneficiários notificados devem realizar a prova de vida no aplicativo ou site Meu INSS, na rede bancária ou comparecendo a uma agência do INSS. Porém, o procedimento não for realizada em até 60 dias após a notificação, o pagamento do benefício pode ser bloqueado.

CLIQUE AQUI e receba as principais notícias do JORNAL JF pelo WhatsApp

Formas de comprovação de vida

O INSS aceita várias formas de comprovação de vida. Como, por exemplo, acesso ao aplicativo Meu INSS, contratação de empréstimo consignado com reconhecimento biométrico, atendimento presencial nas agências do INSS, realização de perícia médica, atendimento no sistema público de saúde, vacinação, entre outras.

Leia mais: Planos de saúde ficam até 25% mais caros em 2024 – Entenda

As ações realizadas ao longo do ano, como vacinação, atualização no CadÚnico, votação, emissão de documentos, entre outras, compõem um conjunto de informações que o INSS utiliza para verificar a vida dos beneficiários. Quando essas ações caem nas bases de dados parceiras, o sistema considera a prova de vida 2024 válida, garantindo a continuidade do benefício até o próximo ciclo.

Leia mais: BPC 2024: Atualização positiva e calendário de pagamentos para beneficiários anunciados

O INSS tem 10 meses para realizar a comprovação de vida a partir da data de aniversário do titular do benefício. Caso não seja possível comprovar por meio do cruzamento de informações, o segurado terá mais 60 dias para realizar a prova de vida. Fique atento para não perder o seu benefício!

Leia mais: Reajuste no IPTU de Cuiabá em 2024: Saiba como é Calculado e Quem Tem Direito à Isenção

Veja Também:

PROVA de VIDA INSS 2024 – LISTA de quem PRECISA FAZER AGORA em JANEIRO de 2024 (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extraTenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.