Em 2023, a Receita Federal recebeu um total de 41,15 milhões de declarações de Imposto de Renda. Assim, com base nos dados fornecidos pelo órgão, constatado que 60% dos contribuintes que enviaram suas declarações têm direito a receber restituição. Portanto, as informações a seguir abordam detalhes sobre o quarto lote de restituição.
Restituição IRPF em 2023:

A restituição do Imposto de Renda corresponde à devolução do valor pago em excesso na declaração do tributo. Todavia, esses pagamentos são distribuídos em lotes, sendo que a consulta para o quarto lote está programada para ser liberada até o dia 24 de agosto, uma semana antes das datas de pagamento.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
No entanto, a data de recebimento da restituição está vinculada à categorização do contribuinte no grupo prioritário ou à data em que a declaração foi enviada. Nesse sentido, o valor da restituição do tributo ajustado com base na taxa básica de juros, conhecida como Selic.
Caso haja alguma dúvida relacionada ao direito à restituição, saldo zerado ou obrigatoriedade de pagamento do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), é aconselhável buscar esclarecimentos por meio do próprio programa de preenchimento e envio das declarações.
Veja agora: Alerta para Aposentados: INSS Pode Realizar Cortes nas Aposentadorias – Saiba Mais!
Passo a passo para consultar o 4º lote de restituição do IRPF
Além da consulta básica, o contribuinte também pode efetuar uma verificação mais detalhada sobre a situação da declaração, identificando possíveis pendências. Nesse ínterim, por meio do acesso ao extrato de processamento disponibilizado no ambiente virtual e-CAC, é viável verificar a existência de informações incorretas ou irregularidades na declaração.
Confira: INSS Divulga Calendário de Pagamento de Agosto – Saiba Quando Irá Receber!
A consulta à restituição do imposto é um processo totalmente online e pode ser realizado através do portal e-CAC, seguindo estas etapas:
Acesse o Portal e-CAC e clique em “Entrar com gov.br”; Na página seguinte, informe o CPF e selecione “Continuar”; Digite a senha e clique em “Entrar”; Na seção “Serviços em destaque”, selecione “Meu Imposto de Renda (Extrato da Dirpf)”. O procedimento também pode ser executado pelo portal do Imposto de Renda, conforme as seguintes instruções:
Veja também: Fortuna em Atrasados: Aposentados Podem Receber até R$ 79 mil do INSS – Veja Como Solicitar!
Portanto, acesse o site Meu Imposto de Renda; Na lista de serviços, clique em “Consultar a Restituição”; Para a consulta básica, acesse este link e informe o CPF, o ano da declaração (2022) e a data de nascimento. Calendário de restituição do IRPF:
1º lote – 31 de maio [já pago];
2º lote – 30 de junho [já pago];
3º lote – 31 de julho [já pago];
4º lote – 31 de agosto [programado];
5º lote – 29 de setembro [programado].
Veja: Urgente: Consignados Proibidos! Aposentados Livres de Cobranças Abusivas – Detalhes da Decisão!
Gostou do conteúdo sobre restituição IRPF? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja também:
Dica bônus:
Assim, receba nossas informações todos os dias de forma gratuita. Nos siga também em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!