Iniciada nesta quarta-feira (10), a greve dos servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) promete alterações significativas nos serviços e atendimentos oferecidos pelo órgão. A mobilização, que ocorre depois de desacordos sobre reajustes salariais e outras reivindicações profissionais, estende-se por todo o território nacional, afetando as atividades tanto presenciais quanto remotas.
As Agências da Previdência Social (APSs) e os funcionários em home office estão igualmente envolvidos. Este movimento pode atrasar a análise e a concessão de benefícios essenciais como aposentadorias, pensões e o Benefício de Prestação Continuada (BPC), além de impactar revisões e recursos.
Qual a situação atual dos serviços do INSS?
Apesar da greve, o INSS assegura que os serviços remotos continuam operando normalmente. Os segurados podem acessar o aplicativo ou o site Meu INSS, além de contar com o suporte da Central Telefônica 135, que atende das 7h às 22h sem interrupções. No entanto, a preocupação se mantém quanto aos serviços presenciais, principalmente aqueles que não envolvem perícia médica.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Quais são as principais reivindicações dos servidores do INSS?
Os servidores do INSS reivindicam um reajuste salarial de 33% até 2026 e buscam maior valorização profissional. Além disso, solicitam que a carreira de técnico do seguro social seja considerada uma carreira de estado, destacando a importância desses profissionais no funcionamento da máquina pública. Outra exigência é a elevação do nível de ingresso para o cargo de técnico do seguro social para nível superior, refletindo a complexidade das atividades exercidas.
Leia mais: Alerta para Aposentados: INSS Pode Realizar Cortes nas Aposentadorias – Saiba Mais!
Impacto da greve e medidas futuras
A paralisação decorre também de uma “operação apagão”, onde foi instruída uma redução de 20% na produção dos serviços, o que demonstra a gravidade do impasse entre os funcionários e o governo. Com uma grande reunião prevista para a próxima sexta-feira (12), espera-se que novas negociações possam trazer soluções para as reivindicações dos servidores e um possível fim da greve, que já começou a afetar diversos beneficiários do INSS.
Leia mais: Alerta para Aposentados: INSS Pode Realizar Cortes nas Aposentadorias – Saiba Mais!
- Reajuste Salarial: 33% até 2026.
- Valorização da Carreira: Reconhecimento como carreira de estado.
- Educação: Requerimento de nível superior para ingresso na carreira de técnico.
Leia mais: Alerta para Aposentados: INSS Pode Realizar Cortes nas Aposentadorias – Saiba Mais!
Esta greve é um reflexo direto da tensão entre as expectativas dos trabalhadores e as propostas oferecidas pelo governo. Enquanto isso, o impacto na operacionalidade do INSS e nos serviços aos cidadãos já começa a ser sentido. Resta agora aguardar os desenvolvimentos das próximas reuniões, na esperança de que um acordo satisfatório para ambas as partes seja alcançado rapidamente.
Veja também SAIU LISTA de BENEFÍCIOS que INSS irá CORTAR – VEJA AGORA antes que seja TARDE!
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, assim nos siga em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha então todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.